DWIH São Paulo abre portas para quem quer estudar e pesquisar na Alemanha

Qui, 27 de Setembro de 2018 17:09

No dia 3 de outubro, na capital paulista, o Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo) promove o seu Dia de Portas Abertas com este objetivo. O evento é gratuito e não requer inscrição prévia. O “Dia de Portas Abertas” será encerrado com uma palestra do fotógrafo André Pessoa, autor da exposição “Serra da Capivara: os mais antigos vestígios da povoação na América?”, que estará à mostra no DWIH São Paulo até 10/10

Os interessados em estudar e pesquisar na Alemanha poderão ficar a par sobre o perfil de algumas das instituições mais renomadas do país e as oportunidades de pesquisa, cooperação, fomento e bolsas em um único evento. No dia 3 de outubro, na capital paulista, o Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo) promove o seu Dia de Portas Abertas com este objetivo. O evento é gratuito e não requer inscrição prévia.

“É uma ocasião especial, praticamente única em São Paulo, quando os interessados podem se informar sobre as instituições de pesquisa e ao mesmo tempo verificar as possibilidades de bolsas e fomento”, afirma o coordenador do DWIH São Paulo, Marcio Weichert. “Como não é um evento de massa, a exemplo de feiras de estudantes, há bastante espaço para conversas mais aprofundadas e para receber orientação”, acrescenta Weichert, que abre o evento com uma explicação sobre a atuação do Centro Alemão.

Na sequência, representantes de instituições, como DAAD, WWU Münster, FU Berlin, TU München, Sociedade Fraunhofer e DFG, falam sobre as características de cada uma. Nesta edição, três novos associados do Centro Alemão se apresentam pela primeira vez no Dia de Portas Abertas: Baylat, TU Berlin e RWTH Aachen.

Após o intervalo do almoço, ocorrem as apresentações do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), sobre programas de bolsas e fomento, e da Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG), sobre possibilidades de fomento e cooperação entre Brasil e Alemanha. Os visitantes poderão ter conversas individuais para obter informação e orientação com os representantes das universidades e agências.

De acordo com o último relatório Wissenschaft weltoffen do Ministério da Pesquisa e Educação da Alemanha (BMBF), depois do México, Brasil é a segunda maior origem de estudantes da América Latina matriculados na Alemanha. Só com o auxílio do DAAD, no ano passado 1.196 brasileiros realizaram estudos ou pesquisa na Alemanha por meio de uma bolsa individual ou financiamento para projetos.

Exposição fotográfica

O “Dia de Portas Abertas” será encerrado com uma palestra do fotógrafo André Pessoa, autor da exposição “Serra da Capivara: os mais antigos vestígios da povoação na América?”, que estará à mostra no DWIH São Paulo até 10/10. Na sequência, o professor do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e ex-bolsista da Sociedade Max-Planck, André Strauss, fará outra palestra.

Idealizada pela DFG, a exposição retrata o trabalho arqueológico que vem sendo feito na região. Pesquisadores de várias nacionalidades, inclusive da Alemanha, participam das investigações. Conhecida por seus sítios arqueológicos únicos e suas impressionantes pinturas rupestres, a Serra da Capivara também é retratada na mostra por meio de sua flora, fauna, cultura e tradições locais.

O Dia de Portas Abertas integra a programação das Jornadas Alemãs, uma semana de eventos idealizada pelo Consulado Geral da Alemanha em São Paulo para celebrar a Reunificação Alemã. Diversas atrações gratuitas acontecem na cidade, fornecendo um retrato do país, sua língua e cultura.

Serviço:

Dia de Portas Abertas

Data: 3 de outubro, das 11h às 15h30.

Local: DWIH São Paulo (Rua Verbo Divino, 1.488, térreo, Chácara Santo Antônio, São Paulo).

Veja a programação no link: http://bit.ly/dwih_portasabertas.

Exposição fotográfica – Serra da Capivara – os mais antigos vestígios da povoação na América?

Data: 3 a 10 de outubro, das 10h00 às 17h

Fonte:  Jornal da Ciência, 26/09/2018, com informações DWIH