logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

INPI se reúne com institutos nacionais e organizações durante a Assembleia da OMPI

Qui, 27 de Setembro de 2018 10:03

No dia 26 de setembro, o terceiro de atividades da 58ª Assembleia Geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), em Genebra, Suíça, o INPI se reuniu com mais cinco institutos nacionais e organizações regionais ou multilaterais que participam do fórum de discussões desta semana.

 

O INPI está representado na Assembleia pelo seu presidente, Luiz Otávio Pimentel; o coordenador-geral de Marcas, Schmuell Cantanhede; o coordenador de Estudos, Projetos e de Disseminação da Informação Tecnológica, Alexandre Ciancio; e a coordenadora de Articulação e Fomento à PI e Inovação, Rafaela Guerrante.

 

Reunião com os Estados Unidos

 

Na reunião com o subsecretário de Comércio para Propriedade Intelectual e diretor-geral do Instituto Norte-Americano de Patentes e Marcas (USPTO), Andrei Iancu, foram discutidos, entre outros assuntos, a futura expansão do projeto-piloto de exame prioritário Patent Prosecution Highway (PPH) e o Digital Access Service (DAS) - serviço da OMPI que permite aos requerentes de pedidos de Desenho Industrial cumprirem os requisitos de apresentação de documentos de prioridade em um Instituto de segundo depósito sem ter que apresentar fisicamente cópias oficiais do documento.

 

Participaram Shira Perlmutter, Diretora de Assuntos Internacionais; Ben Haber, conselheiro sênior; Chris Shipp, chefe de Comunicação; Mark Powell, comissário adjunto de Cooperação Internacional em Patentes; Charles Eloshway, conselheiro sênior de Patentes; e Courtney Stopp, advogada especializada em Patentes.

 

Reunião com o Japão

 

Com o Instituto Japonês de Patentes (JPO), foram abordados os seguintes temas: acesso ao Protocolo de Madri, o intercâmbio de dados de Propriedade Industrial e o treinamento de servidores do INPI.

 

Além do vice-comissário do JPO, Kunihiko Shimano, também participaram da reunião o diretor da Divisão de Política Internacional, Hiroki Kitamura; seu diretor assistente, Takashi Sasaki; e o diretor de Propriedade Intelectual do Jetro São Paulo, Masaki Okamoto.

 

Reunião com a Áustria

 

Durante o encontro com com o Instituto Austríaco de Patentes (Patentmt), o foco foi a troca de experiências sobre o Protocolo de Madri, acordo do qual a Áustria é signatária, e a potencial assinatura de um Memorando de Entendimentos e de um acordo de projeto-piloto de exame prioritário Patent Prosecution Highway (PPH).

 

A presidente do Patentmt, Mariana Karepova, foi acompanhada do chefe de Estratégia e Análise de Dados, Stefan Harasek, e da diretora de Estratégia, Katrin Aichinger.

 

Reunião com a Suécia

 

O diretor-geral do Instituto Sueco de Patentes e Registros (PRV), Peter Strömbäck, abordou na reunião a proposta de um Memorando de Entendimento, inclusive para cooperação que envolveria questões relativas ao treinamento de examinadores de patentes, além de um projeto-piloto de PPH entre os Institutos.

 

Estiveram no encontro Karin Bergh, chefe da Assessoria Jurídica; Herman Phalén, chefe do Departamento de Patentes; Patrick Andersson, conselheiro sênior de Assuntos Internacionais; Christian Nilsson, conselheiro sênior jurídico; e Martin Lidén, conselheiro sênior de Assuntos Exteriores.

 

Reunião com a Dinamarca

 

O Instituto Dinamarquês de Patentes e Marcas (DKPTO) foi representado por seu diretor-geral, Sune Stampe Sørensen, e a diretora Anne Rejnhold Jørgensen.

 

O foco da reunião foi o programa-piloto PPH com o INPI, que entrou em vigor no dia 1º de setembro de 2018, com prazo de dois anos.

 

Reunião com a OMPI sobre Patentes Verdes

 

A participação do INPI no programa WIPO Green foi o principal assunto tratado neste encontro com Amy Dietterich, diretora de Desafios Globais da OMPI.

 

O WIPO Green é uma plataforma que promove a difusão de tecnologias verdes, colocando em contato fornecedores de tecnologia e de serviços com pessoas que buscam soluções inovadoras. O Programa conta com 85 parceiros, entre intuições privadas e públicas.

 

Reunião com o EUIPO

 

Com o Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), o INPI discutiu a minuta do plano de trabalho de 2019, com foco em atividades de cooperação relacionadas a fundos da União Europeia, o status do Projeto IP Key América Latina e o projeto-piloto Convergência de Práticas. As duas instituições também participaram de reunião no dia anterior (25/9).

 

Estiveram na reunião, além do diretor executivo em exercício, Christian Archambeau; a chefe de Gabinete, Niloofar Simon; o diretor de Cooperação Internacional e Assuntos Legais, João Negrão; o chefe do Serviço de Cooperação Internacional, Javier Moreno; e Jacqueline Winkelmolen, também do Serviço de Cooperação Internacional.

 

Fonte: Portal INPI

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa