logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Na Assembleia Geral da OMPI, INPI discute ações de cooperação internacional

Qua, 26 de Setembro de 2018 17:46

No segundo dia de atividades da 58ª Assembleia Geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), em Genebra, Suíça, o INPI se reuniu com mais seis institutos nacionais e organizações regionais ou multilaterais que participam do fórum de discussões desta semana.

 

O INPI está representado na Assembleia pelo seu presidente, Luiz Otávio Pimentel; o coordenador-geral de Marcas, Schmuell Cantanhede; o coordenador de Estudos, Projetos e de Disseminação da Informação Tecnológica, Alexandre Ciancio; e a coordenadora de Articulação e Fomento à PI e Inovação, Rafaela Guerrante.

 

Reunião com a Coreia do Sul

 

Com o Instituto Coreano de Propriedade Intelectual (KIPO), foram abordados a assinatura de um Memorando de Entendimento entre os dois institutos, com a possível cooperação via projeto-piloto de exame prioritário Patent Prosecution Highway (PPH), além da produção conjunta de estudos econômicos e estatísticos.

 

Participaram do encontro o comissário-adjunto do KIPO, Kim Taeman; o diretor da Divisão de Cooperação Internacional, Park Yongju; o diretor substituto sênior da Divisão de Cooperação Internacional, Park Hyunsoo; o diretor substituto da Divisão de Cooperação Internacional, Jeon Iksoo; e o adido em Propriedade Intelectual da Missão Permanente da República da Coreia em Genebra, Jung Dae Soon.

 

Reunião com a Nova Zelândia

 

O foco das discussões com o Instituto de Propriedade Intelectual da Nova Zelândia (IPONZ) foi a troca de experiências sobre gestão da qualidade, a fim de aprimorar a política do INPI para a área, visto que aquele instituto é certificado com o ISO 9001:2015.

 

A delegação da Nova Zelândia foi representada por Ross van der Schyff, gerente-geral dos Serviços de Integridade Empresarial do Ministério de Negócios, Inovação e Emprego (MBIE); Simon Gallagher, gerente do IPONZ; e o conselheiro Bryce Wigodsky.

 

Reunião com a Organização Africana da Propriedade Intelectual

 

O diretor-geral da Organização Africana da Propriedade Intelectual (OAPI), Denis Loukou Bohoussou; o diretor do Departamento de Assuntos Legais, Maurice Batanga; o chefe de Marcas e Outros Sinais Distintivos, Kabore Issoufou; e a diretora de Assuntos Internacionais e Cooperação, Eliane Posso, discutiram com o INPI assuntos de interesse comum entre ambos no tema da propriedade intelectual.

 

Reunião com o Instituto Europeu de Patentes

 

A possibilidade de estabelecimento de um Memorando de Entendimento sobre cooperação bilateral e a avaliação sobre como o Instituto Europeu de Patentes (EPO) pode compartilhar experiências e melhores práticas para apoiar o INPI no alcance de suas metas: estes foram alguns dos temas da reunião entre as duas instituições.

 

Participaram pelo EPO, seu presidente, António Campinos; o vice-presidente para Assuntos Jurídicos e Internacionais, Raimund Lutz; o diretor principal de Cooperação Europeia e Internacional, François-Régis Hannart; o diretor de Cooperação Internacional, Telmo Vilela; a assessora do presidente, Delia Brasfalean; e a administradora da Cooperação Internacional, Alessia Volpe.

 

Reunião dos BRICS

 

A reunião dos dirigentes dos institutos de propriedade intelectual dos países que formam o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) discutiu o andamento das linhas de ação do fórum e tratou de atividades para 2019, sendo que foram aprovados os projetos conduzidos pelo INPI na área de patentes. Aproveitou-se a oportunidade também para abordar temas em análise no âmbito da OMPI.

 

Participaram da reunião do IP BRICS, além do presidente do INPI, o diretor-geral do Serviço Federal para a Propriedade Intelectual da Rússia (Rospatent), Grigory Ivliev; o controlador-geral de Patentes, Desenhos Industriais e Marcas da Índia (CGPDTM), Om Prakash Gupta; o presidente do Instituto Estatal de Propriedade Intelectual da China (CNIPA), Shen Changyu; e o presidente da Comissão de Empresas e Propriedade Intelectual da África do Sul (CIPC), Rory Voller.

 

Reunião com o Quirguistão

 

Os temas abordados com a presidente do Serviço de Propriedade Intelectual do Quirguistão (KYRGYZPatent), Dinara Moldosheva, foram conhecimentos tradicionais, armazenamento do banco de dados de patentes baseado em blockchain e troca de experiências sobre o Protocolo de Madri, acordo do qual aquele país é signatário. A chefe da Divisão de Relações Internacionais do instituto do Quirguistão, Almaz Yktybaev, também participou da reunião.

 

Fonte: Portal INPI

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa