Artigo do CEPID CDMF é eleito "hot paper" de 2018

Qua, 26 de Setembro de 2018 17:21

A revista Physical Chemistry Chemical Physics (PCCP), da Royal Society of Chemistry, escolheu um artigo feito por pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) como “hot paper” de 2018.

O motivo foi a contribuição do trabalho para o controle das propriedades dos materiais multiferroicos. Com sede na Universidade Federal de São Carlos, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

Resultado de um projeto de colaboração internacional entre pesquisadores do CDMF, liderados pelo professor Elson Longo, e o Grupo de Química Teórica e Computacional da Universidade Jaume I (Espanha), coordenado pelo professor Juan Manuel Andrés Bort, o artigo apresenta avanços significativos no controle das propriedades de materiais multiferroicos, materiais com extensas aplicações tecnológicas, especialmente para a indústria eletrônica.

Segundo o CDMF, o estudo utilizou cálculos computacionais para investigar como as vacâncias de oxigênio dos compostos multiferroicos modificam suas propriedades magnéticas e eletrônicas.

Os pesquisadores demonstraram como controlar essas vacâncias de oxigênio e projetaram uma estratégia para modular as propriedades multiferroicas desses materiais e, assim, permitir possíveis aplicações tecnológicas.

Esse resultado e outros já divulgados fazem parte da colaboração de quase 30 anos entre os pesquisadores do CDMF e o grupo da Universidade Jaume I.

Leia mais em: https://cdmf.org.br/2018/09/21/artigo-do-cdmf-e-uji-e-eleito-hot-paper-de-2018-pela-revista-physical-chemistry-chemical-physics1/.

Fonte: Agência FAPESP