Conferência internacional apresenta inovações em gás

Sex, 21 de Setembro de 2018 10:14

Promovido pelo Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI) em conjunto com o Sustainable Gas Innovation (SGI), do Imperial College London, evento será nos dias 25 e 26 de setembro, em São Paulo.

“Transforming gas to transform the future” é o slogan da terceira edição da Sustainable Gas Research and Innovation (SGRI) que acontece nos dias 25 e 26 de setembro em São Paulo. Trata-se de um encontro anual organizado e promovido pelo Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI) em conjunto com o Sustainable Gas Innovation (SGI), ligado ao Imperial College London. As duas instituições são parceiras em projetos de pesquisa que buscam tecnologias capazes de otimizar o papel do gás natural no panorama mundial de energia, e têm especial interesse em temas como captura e abatimento de carbono, transformação do CO2 em produtos de valor agregado, regulação de iniciativas de Carbon Capture anda Storage (CCS), entre outros.

O evento terá palestras de sete keynote speakers, entre eles representantes da Petrobrás, Shell, do Center for Energy and Environmental Resources da Universidade do Texas, da Energy Information Administration (EIA), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).

Eles irão falar sobre tecnologias e iniciativas exitosas de abatimento de carbono em projetos que envolvem empresas e governos; emissões de metano; medidas regulatórias e investimentos esperados no setor de gás no Brasil e os esforços da Petrobrás para minimizar emissões em seus processos produtivos. As apresentações acontecem nas sessões plenárias, no início da manhã e da tarde nos dois dias do evento.

Haverá também sessões paralelas e sessões de pôsteres nas quais cientistas das duas instituições apresentarão os resultados de suas pesquisas. Cerca de 30 pesquisadores enviaram seus trabalhos previamente para seleção, abrangendo oito grandes temas: lei, regulação e políticas; utilização e descarbonização de CO2; captura de CO2; infraestrutura e aprendizado geral em CO2; armazenamento e monitoramento; emissão de metano; novos usos para o gás; e infraestrutura de gás.

As apresentações orais acontecem em três sessões paralelas, de manhã e de tarde. As duas sessões de pôsteres serão feitas com apresentações em aparelhos de TV espalhados pelo foyer do auditório. O evento se encerra com um painel de discussão composto por cinco palestrantes. São esperados 11 cientistas do SGI no encontro. Do lado brasileiro, a organização conta com a presença dos 250 pesquisadores do RCGI.

Na abertura do evento, estarão presentes autoridades da USP, da FAPESP e do governo do Estado de São Paulo, além de executivos da Shell, do diretor científico do RCGI, Júlio Meneghini, e do vice-diretor do SGI, Adam Hawkes.
Mais informações e a programação neste site: https://bit.ly/2wIElCL

Serviço: A III Sustainable Gas Research Innovation (SGRI) acontece nos dias 25 e 26 de setembro, no Auditório do CDI/USP (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo).

Sobre o RCGI: O FAPESP SHELL Research Centre for Gas Innovation (RCGI) é um centro de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pela Shell. Conta com cerca de 200 pesquisadores que atuam em 45 projetos de pesquisa, divididos em quatro programas: Engenharia; Físico/Química; Políticas de Energia e Economia; e Abatimento de CO2. São projetos que visam reduzir as emissões globais de gases de efeito estufa (GEEs), em especial o CO2.

Fonte: Acadêmica Agência de Comunicação