SNCT é oportunidade ímpar para formação científica de crianças e jovens

Qui, 20 de Setembro de 2018 15:49

Para o secretário Alvaro Prata, SNCT é um projeto de Estado e deve ser ampliado. Ele participou da abertura de seminário com os coordenadores regionais da Semana Nacional em Brasília.

O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC, Alvaro Prata, reforçou nesta quarta-feira (18) a importância da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) para a formação científica de crianças e jovens. “A SNCT é um projeto nacional, de Estado. É uma oportunidade ímpar para aproximarmos crianças e jovens do mundo científico e tecnológico. Nesse primeiro contato, elas podem se encantar e, lá na frente, seguirem carreiras nesse setor”, afirmou Prata durante reunião com os coordenadores regionais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília.

No encontro, eles alinham estratégias para as ações da SNCT, que será realizada de 15 a 21 de outubro com o tema “Ciência para a redução das desigualdades”, relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

“A cultura científica é extremamente importante, e temos que ampliar isso por meio da SNCT. Sabemos que estamos construindo um patrimônio importante para a nossa sociedade e para a nossa nação”, acrescentou o secretário.

Em 2018, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia chega à 15ª edição. Com atividades em todo o país, tem como palco principal o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. Em 2017, o local recebeu 90 mil visitantes, que passaram por estandes com experimentos científicos e tecnológicos.

Realizada nacionalmente desde 2004, a SNCT é coordenada pelo MCTIC e conta com a colaboração de empresas e órgãos públicos, escolas, fundações de apoio, instituto de pesquisa, museus, universidades e secretarias estaduais e municipais.

No ano passado, foi registrado o recorde de municípios participantes: 1.311. Durante o evento, 1.106 instituições desenvolveram mais de 104 mil atividades em todo o território brasileiro.

“Conseguimos chegar a um número muito importante de municípios em 2017 e vamos ampliar em 2018. É um trabalho de um ano inteiro e é muito gratificante ver o resultado na prática. A SNCT é o maior evento de popularização da ciência do país, e vemos o impacto positivo que ela tem em centenas de milhares de jovens e crianças de todo o Brasil”, destacou a diretora de Políticas e Programas para Inclusão Social do MCTIC, Sônia da Costa.

Edital

Para impulsionar a SNCT 2018, o MCTIC lançou edital no valor de R$ 6,020 milhões. Desse total, R$ 5,020 milhões serão disponibilizados por meio da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped) e outro R$ 1 milhão via Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Um total de 198 projetos foi aprovado para receber apoio nas duas linhas de apoio disponibilizadas pela chamada pública. A Linha A é voltada a projetos estaduais que envolvessem ao menos dez municípios e teve 40 propostas selecionadas. Cada uma delas vai receber até R$ 100 mil. Já a Linha B é destinada a apoiar ações intermunicipais, com até R$ 20 mil, que devem ter ao menos três cidades participantes. Nessa modalidade, foram aprovadas 158 iniciativas.

A chamada prevê ainda uma bolsa de apoio técnico por projeto para auxílio à organização e cadastramento dos eventos e atividades no site oficial da SNCT.

Fonte: Portal MCTIC