logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Os segredos para a conexão entre empresas e startups gerar resultados

Seg, 17 de Setembro de 2018 11:37

As tecnologias exponenciais prometem mudar o mundo que vivemos. Desde os anos 90 iniciamos uma transformação importante na dinâmica dos negócios e modo de viver com o crescimento da penetração da internet.

 

Os benefícios trazidos pelas novas tecnologias são cada vez mais percebidos pelas populações impactadas e isso faz com que a velocidade de adoção delas seja acelerada a cada nova solução. Recentemente, a CB Insights, uma empresa especializada em análise da dados, apresentou um comparativo da velocidade de adoção de algumas soluções como Twitter, Gmail, Facebook e WhatsApp.

 

Comparou-se o número de usuários ao final do 4a ano de existência de cada uma dessas empresas. O WhatsApp (o mais recente deles) tinha 4x mais usuários nesse período do que outros como Facebook e Gmail. Claro que são soluções distintas e proposta de valor que pode acelerar a adoção, porém é notório que a disseminação de novas tecnologias hoje é mais rápido que no passado.

 

Agora estamos vivendo na expectativa do impacto que tecnologias como inteligência artificial, blockchain, impressão 3D, veículos autônomos e a internet das coisas irão causar na sociedade. A mudança promete ser intensa e rápida. Empresas estabelecidas em setores tradicionais como bancos, automóveis, varejo, saúde e praticamente todas as indústrias, precisarão renovar seus negócios de modo a continuar fazer sentido na chamada nova economia.

 

Tenho trabalhado em diversos programas de conexão entre grandes empresas de sucesso, líderes em seus mercados, em buscar no ecossistema de startups soluções para renovar o modelo de atuação e resolver problemas importantes de negócio. Abaixo listei alguns segredos importantes para fazer essa relação funcionar:

 

Escolher temas adequados – nem tudo pode ou deve ser desenvolvido com as startups. As startups são estruturas temporárias que buscam resolver problemas relevantes através de soluções tecnológicas de alto potencial de crescimento. Em determinadas situações é mais eficiente contratar um fábrica de software para desenvolver uma solução customizada pois a demanda é muito específica ou demanda ajustes particulares à operação do negócio.

 

Criar uma relação ganha-ganha – startups não são fornecedores tradicionais. Elas possuem ativos valiosos como novas ideias e tecnologias que precisam ser valorizados pelas empresas estabelecidas. Dependendo do modelo de relação, pode haver troca de participação, pagamento pelo serviço de desenvolvimento e de utilização das soluções durante os pilotos. Construir uma proposta de valor que satisfaça as duas partes é importante para manter o interesse entre as partes.

 

Acessar o ecossistema – estima-se que no ecossistema brasileiro hajam em torno de 10.000 startups de base tecnológica. Obviamente há ótimas soluções sendo desenvolvidas com times de alta qualidade. Mas há também muitas que não possuem soluções relevantes. Separar com clareza quem é quem nesse universo de startups é fundamental para desenvolver projetos de impacto.

 

Agilidade na relação – conexão com startups requer agilidade nos processos de trabalho como contratação, pagamentos, tomada de decisões e comunicação. Startups trabalham de maneira informal e dinâmica, o que pode muitas vezes bater de frente com os processos tradicionais das empresas estabelecidas.

 

Abraçar o mindset – os ganhos decorrentes dos projetos de conexão com startups não são restritos às soluções geradas. Os colaboradores das empresas estabelecidas relatam que a própria jornada traz aprendizados que podem mudar a cultura de trabalho da organização se as pessoas forem estimuladas e preparadas para incorporar esse novo jeito de pensar.

 

Estabelecer expectativas adequadas – muitas startups tem soluções fantásticas e de alto potencial de resultado quando combinadas com as empresas estabelecidas. As entregas são graduais e, na maioria das vezes, requer tempo e desenvolvimentos após as primeiras experiências. É preciso estabelecer as métricas e ajustar as expectativas dos pilotos visando garantir a manutenção das iniciativas de conexão com startups.

 

Consistência e intensidade – nem todas as soluções das startups se mostrarão prontas para substituir as tecnologias existentes. Na relação com startups, assim como no desenvolvimento de qualquer projeto inovador, haverá sucessos e fracassos. Na prática, os resultados dos sucessos irão suplantar os fracassos e, assim, manter consistência e intensidade nas iniciativas é necessário para capturar todo valor dessas relações.

 

Fonte: Exame

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa