Delegação divulga na Alemanha oportunidades de estudo e pesquisa no Brasil

Seg, 17 de Setembro de 2018 10:58

Representantes de universidades brasileiras visitam parceiros alemães, em uma iniciativa do DAAD para reativar parcerias e impulsionar a cooperação

Entre 13 e 21 de setembro, representantes de renomadas universidades e instituições de pesquisa brasileiras participarão do “Roadshow Study and Research in Brazil”, organizado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) para impulsionar a cooperação acadêmica entre os dois países. A delegação visitará cinco importantes cidades do cenário universitário alemão: Munique, Berlim, Münster, Bonn e Tübingen, onde poderão divulgar suas oportunidades de estudo e pesquisa para parceiros alemães.

“A missão busca reativar antigas parcerias e contribuir para que alguns acordos de cooperação, já assinados, mas deixados de lado, saiam finalmente do papel, e que uma nova geração de jovens na Alemanha tenha oportunidade de realizar doutorado e pesquisa no Brasil”, afirma Martina Schulze, diretora do DAAD no Brasil.

O “Roadshow Study and Research in Brazil” terá início em Munique com um seminário sobre a cooperação entre a Baviera e o Brasil, organizado em conjunto pelo Centro Universitário da Baviera para América Latina (BAYLAT) e pela Technische Universität München (TUM). Já em Berlim, a delegação do “Roadshow” se juntará a colegas convidados pela Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI) para participar de um seminário promovido pela Embaixada do Brasil na Alemanha e pela própria FAUBAI. Eles debaterão na Freie Universität Berlin as possibilidades e desafios da cooperação acadêmica com representantes de cerca de 30 instituições de ensino superior alemãs.

No dia seguinte, o grupo estará na Technische Universität Berlin para a realização da feira informativa “Study and Research in Brazil” (https://studybrazil.de), que contribuirá para o principal objetivo do “Roadshow”: despertar o interesse de doutorandos por uma estadia de pesquisa no Brasil. O público poderá se atualizar sobre oportunidades de doutorado e pesquisa diretamente com os representantes das universidades brasileiras. A feira é aberta a estudantes, docentes, cientistas e demais interessados. Feiras similares serão realizadas no contexto do “Roadshow” também na Universität Münster (WWU) e na Universität Tübingen (EKUT).

Contexto

O DAAD vem acompanhando com interesse o Programa Institucional de Internacionalização/PrInt da CAPES, cujo objetivo é a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições brasileiras de ensino superior. O roteiro de visitas a instituições alemãs de ensino superior que possuem potencial para se tornarem parceiras estratégicas nessa iniciativa de internacionalização é parte da contribuição do DAAD para o novo programa da CAPES. Outra forma de apoio será a oferta de bolsas de estudos para doutorandos alemães interessados em desenvolver pesquisa numa instituição de ensino superior brasileira contemplada pelo PrInt. A condição para que a bolsa seja concedida será a existência de um acordo de parceria estratégica entre a universidade de origem do doutorando na Alemanha e a instituição brasileira.

Fonte: Portal Jornal da Ciência, 13/09/2018