logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

A ciência arde em berço nada esplêndido no Brasil

Ter, 11 de Setembro de 2018 09:30

“O país está fadado ao fracasso se continuarmos cortando verbas para pesquisa e inovação. Neste ano eleitoral, precisamos rever nossas prioridades”, afirma Marcelo Marcos Morales, pesquisador da UFRJ e diretor do CNPq, em artigo no Nexo

 

O fogo que lambeu em poucas horas o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, é simbólico do triste fim para o qual caminha a ciência nacional. Parte do acervo de 20 milhões de peças da história natural, brasileira e de outras relíquias internacionais se perdeu, assim como a ciência vai virar cinzas se nada for feito para reverter o atual quadro dramático.

 

No fim de agosto, foi votado pelo Congresso Nacional o orçamento da maior agência brasileira de financiamento da pesquisa nacional, o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Em 2019, se nenhuma alteração for feita, os R$ 800 milhões previstos não serão suficientes para honrar os compromissos com custeio de projetos de pesquisa e com as mais de 200 mil bolsas de nossos jovens cientistas de mestrado, doutorado, pós-doutorado e dos pesquisadores sêniores em produtividade. Não chegaremos até setembro! Esse valor significa um corte de cerca de 50% nos investimentos se comparado aos empenhados pelo CNPq com orçamento próprio.

 

Veja o texto na íntegra: Nexo Jornal

 

Fonte: Jornal da Ciência, 10/09/2018, com informações Nexo Jornal

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa