logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Educação, ciência, tecnologia e inovação são essenciais para o País sair da crise, afirma presidente da SBPC

Ter, 11 de Setembro de 2018 08:47

Em entrevista ao Painel Eletrônico, da rádio Câmara, Ildeu de Castro Moreira falou sobre as principais reivindicações da comunidade científica e do trabalho da entidade nas eleições de 2018

 

Em entrevista ao Painel Eletrônico, da rádio Câmara, o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, falou sobre as principais demandas da área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) reunidas na publicação intitulada “Políticas Públicas para o Brasil que Queremos” e o lançamento da página “Observatório Eleições”, no portal da entidade.

 

Moreira explicou que o documento é resultado do ciclo de seminários temáticos que a SBPC realizou no primeiro semestre de 2018 e reúne pontos críticos a serem discutidos com toda a sociedade e levados aos candidatos às eleições de outubro, tanto ao Executivo quanto ao Legislativo. “São sugestões para ajudar o País a sair desse momento difícil em que se encontra”, explicou. O presidente da SBPC informou ainda que o caderno, que está disponível no site da SBPC, foi enviado para todos os candidatos à Presidência da República.

 

A principal reinvindicação da comunidade científica, apontou Moreira, é a reversão do quadro de redução acentuada de recursos para a área de CT&I. “Essa queda começou em 2014/2015 e acelerou em 2017/2018. Estamos com recursos muito reduzidos. Estamos com um terço que tínhamos anos atrás. Isso significa um baque profundo, principalmente para as agências de fomento”, explicou.

 

O presidente da SBPC também falou sobre a luta das entidades pela revogação da Emenda Constitucional 95, que estabelece um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos. “Essa emenda engessa a possibilidade de recursos para os próximos anos. Ou seja, essa emenda é uma questão muito séria e compromete o futuro do País. Por isso, temos batalhado para a sua revogação, pois ela é uma ameaça ao País”, afirmou.

 

Moreira também disse que a entidade enviou as principais questões levantas pela comunidade científica para todos os candidatos do Executivo e Legislativo. E que é possível conferir o nome e as respostas – daqueles que responderem – na página Observatório Eleições, no portal da SBPC.

 

O presidente da SBPC ressaltou que a comunidade científica não quer reivindicar apenas recursos, mas, também mostrar que a educação, ciência, tecnologia e inovação são essenciais para o País sair da crise.

 

Escute aqui a entrevista na íntegra.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 10/11/2018

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa