Presidência da FAPESP tem nomes definidos

Ter, 04 de Setembro de 2018 11:40

Realizou-se no dia 3 de setembro de 2018 reunião do Conselho Superior da FAPESP que definiu a lista tríplice a ser enviada ao governador do Estado de São Paulo para a escolha do novo presidente da Fundação.

A lista é composta pelos nomes dos conselheiros José Goldemberg e Marco Antonio Zago, em primeiro escrutínio, e José de Souza Martins, em segunda votação.

A lista foi definida em função do fim do mandato, em 7 de setembro, de Goldemberg, que ocupa a presidência da FAPESP desde 2015.

No primeiro escrutínio, no qual cada um dos 12 conselheiros escolhe até três nomes, os votos foram: Goldemberg (7), Zago (7), Martins (1), Eduardo Moacyr Krieger (1) e Ronaldo Aloise Pilli (1), com 19 votos em branco.

Foi realizado um segundo escrutínio para completar a lista. Os votos foram: Martins (9), Krieger (2) e Carmino Antonio De Souza (1).

Goldemberg é doutor em Ciências Físicas pela Universidade de São Paulo (USP). Foi reitor da USP, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, presidente da Companhia Energética de São Paulo e secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Foi também secretário de Ciência e Tecnologia, secretário do Meio Ambiente e ministro da Educação do Governo Federal. Foi pesquisador no High Energy Physics Laboratory da Universidade de Stanford e professor das universidades de Paris e Princeton.

Zago graduou-se pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, onde obteve títulos de mestre e doutor, tendo realizado o pós-doutorado na Universidade de Oxford. É secretário de Estado da Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Foi reitor da USP, pró-reitor de Pesquisa e presidente do CNPq. Foi coordenador do Centro de Terapia Celular de Ribeirão Preto (CEPID FAPESP), de 2001 a 2015, diretor clínico do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e membro da Comissão Nacional de Biossegurança.

Souza Martins é professor emérito e professor titular de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, instituição na qual obteve o bacharelado, a licenciatura, o mestrado, o doutorado e a livre docência. Na University of Cambridge, foi pesquisador visitante do Centro de Estudos Latino-Americanos, professor titular da Cátedra Simón Bolivar e fellow de Trinity Hall. Também lecionou na University of Florida e no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Fonte: Portal Agência FAPESP