Novidades no Lattes: "projeto de ensino" na aba "produções"

Seg, 03 de Setembro de 2018 17:17

A fim de ampliar a abrangência da Plataforma Lattes e refletir a realidade das Universidades, fundamentada no tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão, pesquisadores que atuam com avanços educacionais agora podem incluir, no Currículo Lattes, sua atuação não apenas em projetos de pesquisa e de extensão como também em projetos de ensino.

A construção do ensino por meio de projeto faz parte das orientações metodológicas de várias áreas do ensino, pois propicia aos educadores e pesquisadores estimularem o engajamento dos alunos na produção de conhecimento escolar, formando tanto professores mais reflexivos, como estudantes mais questionadores e dispostos a investigar a realidade e, assim, começarem a se envolver mais diretamente no universo científico. Além disso, projetos de ensino podem contribuir fortemente na implementação de metodologias ativas e multidisciplinares que, por sua vez, podem trazer a tona novos paradigmas para a educação e formação em diferentes áreas do conhecimento.

Tal relevância passa a ser refletida agora também no Currículo Lattes, uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), articulada pela diretora de Engenharia, Ciências Exatas, Humanas e Sociais, Adriana Tonini, que aponta a importância da demanda para educadores e pesquisadores, ressaltando que a aba "Projeto de Ensino" é uma solicitação antiga da comunidade acadêmica. Para Tonini, é preciso considerar ações inovadoras de ensino e aprendizagem em relação a temáticas diversas como, por exemplo, aprendizagem por projetos, inserção de tecnologias no ensino, integração social, projeto de intervenção, mobilidade e internacionalização e isso somente seria contemplado com a inserção dessa aba. Esse é um passo para deixar o Currículo Lattes mais completo possível, pois, seja na pesquisa, no ensino ou na extensão, busca-se uma prática contextualizada pela teoria e relacionada com a formação e atuação científico-acadêmica e também com o desdobramento da cidadania.

Fonte: Portal CNPq