Agência de Inovação da UFSCar profere palestra na disciplina Novos Empreendimentos

Escrito por Tatiane Liberato
Seg, 03 de Setembro de 2018 15:20

No último dia 27 de agosto, a Agência de Inovação proferiu a palestra “Introdução à Propriedade Intelectual e a atuação da Agência de Inovação da UFSCar” aos alunos da disciplina “Novos Empreendimentos”, coordenada pela ex-diretora executiva da Agência, Ana Lúcia Vitale Torkomian, do Departamento de Engenharia de Produção (DEP). A palestra foi apresentada pela servidora Patricia Villar Martins aos alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Biotecnologia da UFSCar e acompanhada por Hamilton Sousa, também servidor da Agência de Inovação.

Na ocasião, Martins apresentou os principais aspectos e requisitos de Proteção à Propriedade Intelectual, as modalidades utilizadas por pesquisadores da UFSCar – como a patente de invenção, modelo de utilidade, desenho industrial, marca, cultivar e programa de computador – além de questões mais amplas como busca de anterioridade, territorialidade, redação de patentes, garantias, prazos, legislações e transferência de tecnologias.

A servidora também apresentou a atuação da Agência de Inovação e alguns casos de sucesso da universidade, tirando todas as dúvidas dos estudantes.

IMG 9725 reduzida

Patricia Martins em palestra aos estudantes da UFSCar