logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Acordo entre Brasil e China prevê cooperação no setor de TICs

Sex, 31 de Agosto de 2018 09:56

Parceria vai beneficiar a construção de redes de banda larga, internet móvel e o desenvolvimento de soluções em Internet das Coisas

 

Brasil e China assinaram nesta terça-feira (28), em Brasília (DF), um memorando de entendimento para cooperação na área de tecnologias da informação e comunicações (TICs). O documento prevê o intercâmbio de especialistas entre os dois países, a organização de seminários e fóruns e o incentivo ao diálogo entre indústria, institutos de pesquisa e empresas dos dois países. A ideia é compartilhar informações e experiências na construção de redes de banda larga, internet móvel 4G e 5G, além do desenvolvimento de soluções em Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).

 

Fazem parte do acordo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China. O ministro Gilberto Kassab destacou a parceria entre as duas nações e a importância dos investimentos em TICs.

 

“Estamos dispostos a promover a cooperação por meio de visitas de delegações, seminários e fóruns em tópicos de interesse comum, além da capacitação de recursos humanos. O fortalecimento do setor de TICs é necessário para que nossas sociedades acompanhem a rápida expansão da digitalização e do acesso à informação”, afirmou.

 

O presidente da Anatel, Juarez Quadros, comparou os dados de acesso à banda larga e disse que o Brasil tem muito a aproveitar com a cooperação. “Na telefonia móvel, a densidade de acesso é parecida, havendo mais de um aparelho celular por habitante. Na promoção da banda larga, a China tem vantagem em relação ao Brasil. O memorando é uma oportunidade de usar o que é praticado pela China para beneficiar o cidadão brasileiro”, relatou.

 

Já o ministro da Indústria e Tecnologia da Informação da China, Miao Wei, ressaltou o avanço da tecnologia e pontuou que o memorando é uma iniciativa para aprofundar os laços entre os países. “China e Brasil mantém excelentes relações e há uma potencialidade para aprofundar nossa cooperação na área de Tecnologias da Informação e Comunicações. Hoje temos uma oportunidade de continuar nossa parceria”, disse.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 29/08/2018, com informações MCTIC

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa