logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

MCTIC lança chamada de R$ 1 milhão para pesquisas de novos antibióticos

Qui, 30 de Agosto de 2018 15:19

Objetivo é combater a resistência antimicrobiana, considerada, hoje, problema crítico de saúde pública

 

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançaram chamada pública para projetos de pesquisa de novos medicamentos antibióticos. No valor de R$ 1 milhão, o edital é uma iniciativa do Plano Nacional de Enfrentamento à Resistência Antimicrobiana do MCTIC. As inscrições podem ser feitas até 1º de outubro.

 

Segundo o MCTIC, a resistência antimicrobiana é um fenômeno crescente e um problema crítico de saúde pública, decorrente do uso indiscriminado de remédios contra micro-organismos responsáveis pelas infecções comuns. Hoje, a resistência antimicrobiana é considerada uma ameaça à saúde mundial.

 

Diante deste cenário, países, agências internacionais e outras organizações em todo o mundo tomaram medidas para combater a resistência antimicrobiana, que estão alinhadas à estratégia global da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2017, a OMS publicou sua primeira lista de agentes patogênicos resistentes aos antibióticos prioritários para a pesquisa e desenvolvimento. A lista foi elaborada numa tentativa de orientar e promover a pesquisa e desenvolvimento de novos antibióticos, como parte dos esforços para enfrentar a crescente resistência global aos medicamentos antimicrobianos.

 

A lista destaca, em particular, a ameaça de bactérias resistentes a múltiplos antibióticos. Estes micro-organismos têm uma grande uma capacidade de desenvolver mecanismos de resistência e podem transmitir esta capacidade para outras bactérias. A lista busca incentivar os governos de todo o mundo a implementar políticas de pesquisa que abarquem desde o incentivo à ciência básica até a aplicada, em um esforço conjunto para o desenvolvimento de novos tratamentos e kits de diagnóstico rápido para o enfrentamento de doenças.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 29/08/2018, com informações MCTIC

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa