logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

CNPq recebe ciclo de seminário sobre a industria da Biotecnologia

Qua, 29 de Agosto de 2018 09:25

O evento reunirá o setor empresarial, academia e governo para extrair propostas, sugestões e demandas que orientem o CNPq na formulação de ações futuras, quer sejam elas financiamento de projetos e formação de pessoal para o setor, quer sejam formas de parcerias.

 

Dentre os palestrantes estão o Diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde (DABS) do CNPq, Marcelo Marcos Morales, além de Maria Sueli Felipe (CNTBio), João A. P. Henriques (UFRGS), Luís F. M. de Souza (Finep), Mario Lima (BIOTIC S/A), Bruno Nunes ( SEPED/MCTIC), Thiago Falda (ABBI), Osmar Vaz de Carvalho Netto (GranBio), Rodrigo Rodrigues (Janssen), Hatylas Azevedo (Aché), Alexandre J. Macedo (Regenera), Andrew Simpson (Orygen) e Egmar Rocha (Easythings Start Up/BIOTIC).

 

Uma das palestras do seminário será sobre o INOVA-GENBIOTEC, uma iniciativa do CNPq, por meio da sua Coordenação do Programa de Pesquisa em Biotecnologia e Recursos Genéticos, em parceria com alguns pesquisadores, no âmbito do Grupo de Trabalho de Políticas em Biotecnologia e Recursos Genéticos. O objetivo foi levantar temas e áreas científicas e tecnológicas que devem continuar sendo financiadas pelo CNPq.

 

O Seminário é o passo seguinte do INOVA-GENBIOTEC, que será o tema de uma das palestras, na qual serão mostrados os detalhes da iniciativa.

 

Para participar clique aqui e se inscreva! Veja a programação completa.

 

Histórico

 

Nos últimos 15 anos o CNPq tem financiado projetos de pesquisa científica e tecnológica em Biotecnologia. São exemplos plantas transgênicas, controle biológico de pragas, biofármacos e vacinas, desenvolvimento de tintas e polímeros para a indústria têxtil, geração de biocombustíveis com uso de biomassa vegetal, e a nanobiotecnologia.

 

O que se busca é continuar o financiamento de projetos aliado à formação de pessoal em áreas de ponta com as citadas, porém mais próximos ao desenvolvimento e a inovação de produtos e processos biotecnológicos.

 

Diante do atual cenário de limitação de recursos, e tendo a regulamentação do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação como norte para novas formas de financiamento e parcerias entre empresas, instituições de pesquisa e agências de fomento à C&T, a Coordenação do Programa de Pesquisa em Biotecnologia e Recursos Genéticos - COBRG, junto com alguns pesquisadores, criou o Grupo de Trabalho de Políticas em Biotecnologia e Recursos Genéticos. O objetivo foi levantar temas e áreas científicas e tecnológicas que devem continuar sendo financiadas pelo CNPq.

 

O trabalho culminou no documento INOVA-GENBIOTEC, que identificou áreas prioritárias, como a Biotecnologia Industrial e a Biotecnologia Aplicada à Saúde Humana, além de demandas futuras, sendo exemplo a criação, organização e suporte de redes de plantas piloto.

 

Serviço:

 

Data do Seminário: 30/08/2018

 

Horário: 9h às 17h30

 

Local: Auditório do CNPq, bloco D

 

Dúvidas: (61) 2027-6895 (Shirlley)

 

Fonte: Portal CNPq

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa