Ciências e tecnologia de alimentos da USP se destacam em rankings internacionais

Ter, 28 de Agosto de 2018 15:06

Universidade foi ranqueada em 7º lugar na área de Ciências e Tecnologia dos Alimentos pelo Global Ranking of Academic Subjects e ficou na 4ª posição na área de Ciências Agrícolas pelo NTU Ranking

Dois rankings universitários anunciados recentemente mostram que a USP vem se destacando em áreas relacionadas a alimentos – objeto do trabalho do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC - Food Research Center). O FoRC reúne pesquisadores de diversas unidades da USP, como a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF); a Escola Politécnica (EP), a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), a Faculdade de Saúde Pública (FSP) e a Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (ESALQ).

Divulgado em julho, o Global Ranking of Academic Subjects, da consultoria chinesa Shanghai Ranking, classificou mais de 4 mil universidades em 54 áreas de concentração. A USP foi ranqueada em 7º lugar na área de Ciências e Tecnologia dos Alimentos, em 11º lugar nas Ciências Agrícolas, em 25º lugar nas Ciências Veterinárias e em 34º na área de Biotecnologia. No início de agosto, o Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities 2018, conhecido como NTU Ranking, divulgou sua avaliação por áreas de concentração e colocou a USP na 4ª posição na área de Ciências Agrícolas e 14ª em Ciência de Plantas e Animais.

“O trabalho dos pesquisadores da USP em áreas como ciência dos alimentos, engenharia de alimentos e ciências agrícolas com certeza está contribuindo para elevar o desempenho da própria Universidade na classificação geral dos levantamentos”, afirma Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco, diretora do FoRC. Ela cita como exemplo o impacto das publicações do FoRC. Ao todo, a instituição contabiliza 241 artigos publicados desde 2013, quando o FoRC iniciou suas atividades, com predominância de publicações nos periódicos científicos avaliados como Top 10 na área.

“Quando mensuramos o impacto de citações, ponderado por campo de conhecimento, o FoRC também tem uma boa performance, atingindo quase 2,00. Esse indicador aponta como o número de citações recebidas por publicações de uma instituição se compara com o número médio de citações recebidas por todas as outras publicações similares. Um impacto acima de 1,00 indica que as publicações foram citadas mais do que seria esperado com base na média mundial de publicações semelhantes daquela área do conhecimento”, explica Eduardo Purgatto, diretor-executivo do FoRC.

Impacto - O Global Ranking of Academic Subjects é uma vertente do Academic Ranking of World Universities (ARWU), publicado desde 2003 pela Shanghai Jiao Tong University e considerado um dos precursores dos rankings de universidades. Nele são analisados dados das bases Web of Science e InCites, levando em consideração cinco indicadores: número de artigos publicados; impacto dos artigos indexados no Science Citation Index; extensão da colaboração internacional; número de artigos publicados em revistas de impacto; e número de docentes premiados internacionalmente. Desde 2009, o ranking também classifica as áreas de concentração. Nesta última edição, a USP manteve o desempenho do ano passado e ficou entre as 200 melhores do mundo, sendo a latino-americana mais bem colocada no ARWU.

Já o NTU Ranking, lançado pela Universidade Nacional de Taiwan, avalia e classifica a produção científica de 800 universidades no mundo todo, tendo como base três critérios: produtividade (que representa até 25% da pontuação), impacto (35%) e excelência da pesquisa (40%). O NTU publica uma classificação geral, classificações por seis campos e por 14 temas selecionados. A USP manteve-se entre as 200 melhores nos seis campos avaliados: Agricultura (14ª posição), Ciências da Vida (50ª), Medicina (70ª), Ciências Naturais (75ª), Ciências Sociais (116ª) e Engenharia (174ª).

Sobre o FoRC - Criado em 2013, o FoRC é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Reúne equipes multidisciplinares de diferentes instituições de pesquisa do Estado de São Paulo: USP, UNICAMP, UNESP, Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). Suas linhas de pesquisa estão estruturadas em quatro pilares: Carboidratos, Alimentos e Saúde; Biodiversidade Alimentar, Compostos Bioativos e Saúde; Micróbios nos Alimentos: riscos e benefícios; e Tabela Brasileira de Composição Alimentar. Além de realizar pesquisas e promover a transferência de tecnologias e novos conhecimentos para a sociedade, o FoRC também realiza atividade de difusão do conhecimento científico.

Fonte: Acadêmica Agência de Comunicação