Game reforça a importância da vacinação

Ter, 28 de Agosto de 2018 11:29

O grupo de desenvolvimento de jogos educacionais Ludo Educativo acaba de lançar o Vacinax, um game para incentivar e reforçar a importância da vacinação.

O Ludo Educativo é um projeto de extensão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiado pela FAPESP.

“O lançamento desse jogo é bastante oportuno diante da divulgação de estatísticas que indicam uma diminuição, no país, da vacinação contra poliomelite, sarampo, coqueluche e difteria”, disse o professor Elson Longo, diretor do CDMF, em comunicado do centro.

No Vacinax, o jogador controla um linfócito T (tipo de glóbulo branco do sistema imunológico responsável pela defesa do organismo) e vaga pelo labirinto do corpo humano enquanto identifica e destrói células infectadas.

Inicialmente, por não possuir anticorpos específicos, o linfócito não é capaz de identificar todas as células comprometidas. Porém, ao progredir no jogo, o corpo humano é vacinado e o jogador pode escolher quais aspectos ele deseja melhorar nas suas células de defesa. Dentre as melhorias estão o tempo de vida do linfócito, a capacidade de identificar mais células infectadas e a quantidade de células que o linfócito consegue destruir.

A vitória é alcançada quando o jogador conseguir identificar e destruir todas as células infectadas no corpo. O jogo também conta com várias informações sobre vacinação, que vão sendo mostradas para o jogador enquanto ele progride.

O Vacinax pode ser jogado em http://portal.ludoeducativo.com.br/pt/play/vacinax.

O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária criado em 2012 que desenvolve jogos gratuitos sobre assuntos presentes no dia a dia de crianças e adolescentes, como a escassez de água, preservação do meio ambiente e a preparação para o vestibular.

A equipe do projeto é formada por designers, programadores e profissionais do audiovisual da Aptor Software, uma empresa spin-off das universidades Federal de São Carlos (UFSCar) e Estadual Paulista (Unesp) e que atua em parceria com CDMF.

Fonte: Portal Agência FAPESP, com informações da Assessoria de Imprensa do CDMF.