Graduanda em física faz divulgação científica com histórias em quadrinhos

Ter, 28 de Agosto de 2018 11:14

“A escolha por fazer um curso de licenciatura em física gerou nos meus familiares uma reação de espanto […] Fui chamada por alguns até de louca, mas, por fim, apoiaram a minha decisão”, a estudante Khennya Maria Gonçalves de Araújo afirma Araújo

Recentemente, por uns poucos dias, a graduanda em física Khennya Maria Gonçalves de Araújo trocou sua URCA (Universidade Regional do Cariri), no Ceará, pela Urca, bairro da cidade do Rio de Janeiro, ocasião em que visitou o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

O Núcleo de Comunicação Social do CBPF, alertado sobre a vinda de Khennya, a convidou para um bate-papo, para saber mais sobre estratégia criativa de divulgar ciência (especialmente, física) tanto para estudantes do ensino médio quanto o grande público: histórias em quadrinhos.

Como ela também gosta da relação entre física e arte, Khennya aproveitou para conhecer in loco o ‘Mural-Grafite da Ciência’, painel recém-inaugurado pelo CBPF, com cerca de 240 m2, voltado justamente para a relação entre essas duas culturas ‒ que têm muito em comum.

Na entrevista a seguir, a estudante cearense falou sobre a opção pela física, a ideia de usar quadrinhos na divulgação científica, os projetos que desenvolve neste momento e a militância no movimento feminista na área de ciências.

Veja o texto na íntegra: CBPF

Fonte: Jornal da Ciência, 27/08/2018