Chamada do CNPq destina R$ 3,5 milhões para apoiar feiras e mostras científicas

Seg, 27 de Agosto de 2018 11:57

Edital destinará recursos para eventos nos âmbitos municipal, estadual e nacional. Data-limite para a submissão de propostas é 24 de setembro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com suporte do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Ministério da Educação (MEC), lançou um edital de apoio a feiras de ciências e mostras científicas. São R$ 3,5 milhões destinados a eventos de âmbito municipal, estadual e nacional.

O objetivo da chamada, a nona da série histórica, é popularizar a ciência, melhorar o ensino e identificar jovens talentos para que sigam carreiras científicas. Uma das novidades da chamada é o estímulo a projetos de meninas e de equipes mistas, especialmente em ciências exatas, engenharias e computação.

Desde 2010, as chamadas públicas com apoio do MCTIC e do MEC já apoiaram mais de 700 mostras de ciência em todo o País. No ano passado, 107 eventos foram apoiados pelo edital.

“As feiras e mostras científicas têm se relevado uma estratégia de alto impacto, unindo professores e alunos na produção de conhecimento, no compartilhamento de informações e na incorporação de atitudes de investigação científica, que contribuem para a construção da aprendizagem. O apoio a esses eventos, nas suas diferentes dimensões, é um investimento na melhoria da educação científica nos ensinos fundamental, médio e técnico, sendo um mecanismo capaz de despertar vocações científicas e tecnológicas e o interesse de jovens talentosos pelas carreiras profissionais nessa área e na busca pelo conhecimento do público em idade escolar”, afirmou a diretora de Políticas e Programas para Inclusão Social do MCTIC, Sônia da Costa.

O prazo de inscrições termina em 24 de setembro, e o resultado final, juntamente com a contratação das propostas, está previsto para o início de dezembro. A íntegra da seleção está disponível no site do CNPq.

Olimpíadas científicas

Em julho, CNPq, MCTIC e MEC lançaram um edital de R$ 3 milhões para apoiar a organização de olimpíadas científicas que envolvam estudantes dos ensinos fundamental e médio. A chamada vai atender propostas de competições nacionais ou internacionais realizadas no Brasil.

Fonte: Jornal da Ciência, 24/08/2018, com informações MCTIC