logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Defesa da CT&I é destaque em audiência pública durante o XII Fórum SBPC/GO

Sex, 24 de Agosto de 2018 15:58

Entidades acadêmicas e científicas unem força na Agenda Goiás para defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado. O XII Fórum SBPC/GO de CT&I do Cerrado ocorrerá no dia 30 de agosto na Assembleia Legislativa de Goiás

 

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – Regional Goiás (SBPC/GO) lançou a Agenda Goiás com o objetivo de fortalecer todas as entidades que defendem a Ciência, a Tecnologia e Inovação (CT&I) no estado e, consequentemente, no país. Em novembro de 2017, cinco eixos norteadores foram definidos para unificar as estratégias de luta.

 

O primeiro deles é o apoio total ao ensino e à pesquisa científica, que constantemente sofre cortes e limitações orçamentárias. Com o advento da emenda constitucional 95, por exemplo, o cenário de déficit se tornou ainda mais grave e afeta diretamente os Institutos Federais de Ensino Superior, tal qual a educação brasileira como um todo. Para se ter uma ideia, os recursos orçamentários para a área neste ano se manterão em apenas R$ 3,4 bilhões, sendo que o valor investido em 2010 era de aproximadamente R$ 10 bilhões.

 

Outro apontamento importante é o da popularização e descentralização da CT&I como instrumento de avanço social, econômico e cultural, que corresponde ao segundo eixo das propostas inseridas dentro da agenda. A ciência e a tecnologia geram transformações profundas de caráter político, econômico, social e filosófico em várias esferas da vida em sociedade. Dados recentes apresentados pelo presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Consu/Unifesp) revelam que, para cada unidade de moeda investida em C&TI, cerca de três a quatro unidades da mesma moeda são produzidas na forma de desenvolvimento econômico e social em qualquer país. Dessa forma, é importante entender a relação de ambas as áreas para o fomento da educação qualificada no contexto brasileiro.

 

Contudo, não só isso: é necessário explicar à sociedade que o investimento público é essencial para que haja o avanço da produção científica e do desenvolvimento social, econômico e cultural. A rejeição das limitações de gastos públicos nesta perspectiva é, inclusive, o terceiro eixo.

 

A garantia das condições de trabalho para os pesquisadores, bem como a defesa permanente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, completam os direcionamentos da agenda e reforçam a contínua importância de fomentar a pesquisa científica, os pesquisadores e os instrumentos que incentivam o avanço social e econômico em Goiás e no Brasil. Ambos correspondem ao quarto e quinto eixo da agenda.

 

No dia 30 de agosto será realizada uma Audiência Pública no Salão Solon Amaral da Assembleia Legislativa de Goiás e o evento faz parte da programação do Fórum. O objetivo é o de debater e construir um documento coletivo a ser encaminhado a todos os candidatos ao executivo e legislativo do Estado de Goiás para apresentar propostas frente a realidade da CT&I em nosso estado. Por isso, o documento deve reafirmar a necessidade de garantir a adoção de políticas públicas e o compromisso de financiamento para o avanço científico de nosso estado.

 

No mesmo dia, a programação do evento também contará com uma mostra da produção científica de pesquisadores das instituições acadêmicas públicas e privadas de Goiás, que acontecerá no saguão da Assembleia Legislativa de Goiás. Na ocasião, o público será recebido e ciceroneado por artistas do Circo Lahetô.

 

Já no dia 31 de agosto, no auditório do ICB I da UFG será realizada a leitura do documento da audiência e uma roda de conversa sobre os caminhos da produção, fomento e da popularização da ciência em nosso estado. Por fim, para encerrar a programação, haverá o lançamento do livro digital do IV Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Dia: 30 de agosto de 2018 – Assembleia Legislativa de Goiás

 

9h: Abertura da mostra de ciência

 

10h: Audiência Pública

 

Dia: 31 de agosto de 2018 – Auditório do ICB I /UFG

 

9h: Apresentação do relatório da audiência pública

 

9h30: Roda da ciência: Os caminhos da produção, fomento e da popularização da ciência em Goiás

 

11h: Lançamento do livro digital do IV Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência

 

Fonte: 23/08/2018, com informações Adufg

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa