Serrapilheira apresenta projetos inovadores de divulgação científica

Qui, 23 de Agosto de 2018 15:40

O Camp Serrapilheira, primeiro evento de divulgação científica do Instituto Serrapilheira, será realizado no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro, de 4 a 7 de setembro de 2018.

Os objetivos do evento são aumentar o interesse geral pelas ciências, incentivar crianças e adolescentes a buscar carreiras na área, aprimorar a comunicação de pesquisadores e incentivar novas formas de divulgação científica.

O Camp Serrapilheira inclui um evento público e gratuito no dia 4 de setembro, no auditório do Museu do Amanhã. O público poderá assistir às apresentações e aos debates de criadores de iniciativas de sucesso. No evento haverá apresentações de quatro iniciativas de divulgação científica dos Estados Unidos e do Canadá: Curiosity Machine, Perimeter Institute, Micro e o Science Vs.

O Curiosity Machine é uma rede de aprendizado científico dos Estados Unidos dirigida a crianças e suas famílias. A meta é tornar as crianças futuras líderes em inovação, a partir do desenvolvimento de projetos de ciência. O Curiosity Machine promove desafios do tipo “Construa um robô que se desligue sozinho quando sair da sua zona de segurança” e “Aprenda a desenhar objetos 3D”.

O Perimeter Institute é um centro de pesquisa em física teórica no Canadá que coloca lado a lado cientistas, professores e estudantes, para promover o ensino dessa matéria de forma inovadora. Professores são treinados a ensinar tópicos da física avançada usando conceitos do ensino médio; alunos aprendem por meio de desafios, jogos e vídeos. O público, por sua vez, participa de eventos científicos e culturais.

O Micro desenvolve minimuseus itinerantes nos Estados Unidos, com o propósito de levar o conhecimento onde as pessoas estão. Em uma espécie de totem com cerca de dois metros de altura, o projeto reúne informações sobre moluscos e energia, por exemplo.

O Science Vs é um podcast criado por duas jornalistas australianas radicadas nos Estados Unidos. O podcast analisa os assuntos, fatos e opiniões mais comentados para distinguir o que é verdadeiro do que é falso e do que não é uma coisa nem outra.

O Camp também lançou um edital para seleção de projetos a serem financiados pelo Instituto Serrapilheira com até R$ 100 mil, cada um. Na primeira fase, foram selecionados 50 projetos, cujos criadores vão participar de workshops nos dias 5, 6 e 7 de setembro, em evento fechado para os candidatos selecionados. Depois, de 10 a 12 projetos serão contemplados com o financiamento.

O evento no dia 4 é gratuito e aberto ao público. A inscrição pode ser feita pela página do Camp Serrapilheira. O Museu do Amanhã fica na Praça Mauá, Centro, Rio de Janeiro.

Mais informações: https://serrapilheira.org/camp.

Fonte: Portal Agência FAPESP