logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Países iberoamericanos discutem otimização do sistema de PI

Qui, 23 de Agosto de 2018 11:57

Foi realizado, no dia 21 de agosto, em São Paulo, um debate entre representantes de dez institutos nacionais de Propriedade Industrial iberoamericanos para trocar experiências sobre os exames de patentes e outros direitos de PI, com foco na otimização dos processos. O debate ocorreu no terceiro dia do 38º Congresso da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI).

 

Além do presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, participaram do debate: Andrés Tinajero, diretor nacional de Direitos Intelectuais do Equador; Dámaso Pardo, presidente do INPI da Argentina; José Antonio Gil Celedonio, diretor geral do Instituto Espanhol de Patentes e Marcas; Juan Aguirre, diretor de Relações Internacionais da Direção Nacional de Propriedade Intelectual do Paraguai; Maximiliano Santa Cruz, diretor nacional do Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Chile; Mónica Villela Grobet, diretora geral adjunta do Instituto Mexicano de PI; Ruth Lockward, diretora geral do Instituto Nacional da Propriedade Industrial da República Dominicana; Rogelio Canales, diretor executivo do Centro Nacional de Registros de El Salvador; e Sylvia Ruiz, registradora geral do Registro da Propriedade Intelectual da Guatemala.

 

Entre as estratégias usadas pelos institutos iberoamericanos para otimizar os processos de patentes e outros direitos de PI, foram discutidas questões como: autonomia financeira, simplificação de procedimentos, Patent Prosecution Highway (PPH), apoio de especialistas externos e uso de novas ferramentas digitais, incluindo inteligência artificial.

 

No evento, os representantes dos institutos também apresentaram a estrutura e o funcionamento de suas entidades. Os países estiveram reunidos, também em São Paulo, no dia 19 de agosto, durante reunião do Programa Iberoamericano de Propriedade Industrial (IBEPI).

 

Fonte: Portal INPI

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa