logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Exame pode prever surgimento de câncer nos rins com 5 anos de antecedência

Qui, 23 de Agosto de 2018 11:53

Pesquisadores ingleses e americanos identificaram um marcador sanguíneo capaz de antever a ocorrência desse tipo de tumor cinco anos antes de a doença se manifestar. O estudo será ampliado para indicar as formas de uso do prognóstico em cada paciente

 

Imagine a possibilidade de uma pessoa descobrir que desenvolverá um tumor cinco anos antes de ele se manifestar. Essa previsão extremamente precoce é viável e pode ser feita por meio de um simples exame de sangue. É o que mostra um estudo conduzido por pesquisadores ingleses e norte-americanos. Os cientistas detectaram um marcador sanguíneo que pode ajudar a apontar o risco de um paciente sofrer de um câncer renal. As descobertas foram apresentadas na última edição da revista especializada Clinical Cancer Research e podem contribuir para monitorar o tratamento da enfermidade.

 

No estudo, os pesquisadores analisaram amostras sanguíneas de 190 pacientes que desenvolveram câncer renal. Elas foram comparadas com o sangue de outras 190 pessoas sem a doença. Por meio das análises, os cientistas constataram que medir os níveis de uma proteína presente no sangue, chamada KIM-1, pode indicar se um indivíduo tem maior probabilidade de ter esse tipo de tumor futuramente.

 

Veja o texto na íntegra: Correio Braziliense

 

Fonte: Jornal da Ciência, 21/08/2018

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa