logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Brasil e Países Baixos reforçam cooperação científica em alta tecnologia

Qui, 23 de Agosto de 2018 11:52

Documento assinado pelo ministro Gilberto Kassab e a secretária de Estado, Mona Keijzer, define áreas prioritárias para as relações bilaterais

 

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e a secretária de Estado para Assuntos Econômicos e Clima dos Países Baixos, Mona Keijzer, assinaram nesta segunda-feira (20), em São Paulo, documento que reforça a cooperação científica entre os dois países. Segundo o ministro, o documento define as áreas prioritárias das relações bilaterais, bem como o compromisso de elaborar um Programa Conjunto de Cooperação.

 

Para Kassab, as discussões com os representantes dos Países Baixos incluíram áreas como nanotecnologia; pesquisa espacial; cidades sustentáveis; prevenção de desastres naturais; bioeconomia; ciências da vida e saúde; sistemas e materiais de alta tecnologia; defesa segurança e proteção; biodiversidade; e economia circular. “O alto nível dos cientistas e da pesquisa científica e tecnológica desenvolvida em nossos países proporciona ganhos mútuos, que contribuem para atingir as metas de sustentabilidade propostas pelas Nações Unidas”, disse o ministro.

 

Já Mona Keijzer destacou que a cooperação internacional também fornece oportunidades a empresas para transformar técnicas inovadoras em produtos e serviços de sucesso. “O Brasil oferece oportunidades na área de aplicação de tecnologias industriais de sistemas e materiais de alta tecnologia, como, por exemplo, na construção de aeronaves e navios. Também são promissoras as atividades nos setores de TIC, tais como a implementação de técnicas de big data e blockchain, de ciências da vida e da saúde, e de economia de base biológica (biobased economy)”, disse a secretaria.

 

Com destaque nas áreas de tecnologias digitais e industriais, os Países Baixos são o maior mercado para exportação de produtos brasileiros na Europa e também o quarto maior importador mundial de produtos brasileiros (4,2 bilhões de euros), ficando atrás apenas da China, Estados Unidos e Argentina.

 

A cooperação entre os Países Baixos e o Brasil também desempenha um papel proeminente no programa de inovação da União Europeia, o “Horizonte 2020″. Dos 88 projetos concedidos a participantes brasileiros, 35 deles envolvem ao menos um participante neerlandês. Para estes projetos, a UE fornecerá apoio de 26,8 milhões e 5,3 milhões de euros para os Países Baixos e o Brasil, respectivamente.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 21/08/2018, com informações MCTIC

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa