Reunião do IBEPI discute comunicação e revisão de ações

Seg, 20 de Agosto de 2018 15:34

O Conselho Intergovernamental do Programa Iberoamericano de Propriedade Industrial (IBEPI) se reuniu no dia 19 de agosto, em São Paulo, sob a coordenação do presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, que também exerce a Presidência Pro Tempore do projeto.

Participaram ainda da reunião: o presidente do INPI da Argentina, Dámaso Pardo; o diretor nacional de Propriedade Industrial do Equador, José Andrés Tinajero; o diretor geral do Instituto Espanhol de Patentes e Marcas, José Antonio Gil Celedonio; a registradora geral do Registro da Propriedade Intelectual da Guatemala, Sylvia Ruiz; a diretora geral adjunta dos Serviços de Apoio do Instituto Mexicano da Propriedade Industrial, Mónica Villela Grobet; o diretor de Relações Internacionais da Direção Nacional de Propriedade Intelectual do Paraguai, Juan Aguirre; o presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional da Defesa da Concorrência e da Proteção da Propriedade Intelectual do Peru, Ivo Gagliuffi; a diretora geral do Escritório Nacional de PI da República Dominicana, Ruth Lockward; e a diretora Nacional da Propriedade Industrial do Uruguai, Marianela Delor.

Também participaram, como observadores, o diretor nacional do Instituto Nacional da Propriedade Industrial do Chile, Maximiliano Santa Cruz, e o diretor executivo do Centro Nacional de Registros de El Salvador, Rogelio Canales.

Durante a reunião, foram apresentadas as ações do Comitê de Comunicação do IBEPI, que selecionou uma instituição para gerir e aprimorar as ações comunicativas do projeto. Também foram destacadas as diretrizes e algumas sugestões apontadas para o Conselho. Uma delas, já aprovada, foi a fusão do Comitê de Comunicação com o do CIBEPYME.

Os dirigentes também decidiram revisar as principais linhas de ação do IBEPI, o que será aprofundado na próxima reunião do Conselho, em setembro. Foram abordados ainda temas relativos aos aportes financeiros do projeto.

Fonte: Portal INPI