logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

INPI participa da abertura de Congresso sobre Propriedade Intelectual

Seg, 20 de Agosto de 2018 15:33

O presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, participou, no dia 19 de agosto, da abertura do 38° Congresso da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), que será realizado até o dia 21 de agosto em São Paulo. No evento, o presidente destacou a contratação de servidores e o aumento de produtividade nos últimos dois anos.

 

A abertura do evento contou com palestra do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). A pesquisadora Taciana Pereira, que atua na área de bioimpressão 3D, também participou da abertura.

 

Em sua fala, Barroso analisou o ciclo de crescimento do Brasil nos anos 2000 e a crise que se seguiu. Apesar das dificuldades atuais, o ministro afirmou que este momento representa uma grande transformação, ou seja, uma "refundação do País". No campo econômico, o ministro ressaltou a atual revolução tecnológica, bem como a importância da inovação e da Propriedade Industrial - Barroso defendeu investir no aprimoramento do INPI.

 

Por sua vez, Taciana Pereira afirmou que a bioimpressão 3D é capaz de gerar células e órgãos para testar e aprimorar tratamentos médicos, inclusive na área de câncer. A pesquisadora também destacou a importância da PI para atrair investimentos e sustentar a pesquisa científica, além da necessidade de reduzir o tempo para concessão de patentes.

 

Também participaram da abertura: Luiz Edgard Montaury Pimenta, presidente da ABPI; Ricardo Pinho, presidente da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (ABAPI); Marcello do Nascimento, presidente da Associação Paulista da Propriedade Intelectual (ASPI); o desembargador federal André Fontes, presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região; Gerard Myon, representante da Associação Internacional para Proteção da Propriedade Intelectual (AIPPI); José Luiz Londoño, representante para a América Latina e Caribe da International Trademark Association (INTA); Elisabeth Siemsen do Amaral, vice-presidente da Associação Interamericana da Propriedade Intelectual (ASIPI); e Myra McCormick, presidente da Associação Norte-Americana da Propriedade Intelectual (AIPLA).

 

Fonte: Portal INPI

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa