Duas vagas de pós-doutorado no Instituto de Botânica com bolsa da FAPESP

Seg, 20 de Agosto de 2018 15:27

Duas oportunidades de pós-doutorado com bolsa da FAPESP estão disponíveis no Instituto de Botânica (IBt) para o projeto “Desafios para a Conservação da Biodiversidade frente às Mudanças Climáticas, Poluição e Uso e Ocupação do Solo”, coordenado pelo professor Luiz Mauro Barbosa. O prazo de inscrição se encerra no dia 20 de agosto de 2018.

Em uma das vagas, o bolsista atuará na área de Fitoquímica com ênfase em Bioprospecção, Metabolômica e técnica de molecular networking para desenvolver modelo para estudo de espécies nativas do Cerrado e da Mata Atlântica.

O plano de trabalho será desenvolvido no Núcleo de Pesquisa em Fisiologia e Bioquímica do IBt, com supervisão da professora Luce Maria Brandão Torres.

O candidato deve ter experiência em bioprospecção e colaborações com grupos de pesquisa em áreas afins, como Botânica, Biologia Molecular, Ecologia e Bioinformática. Para se inscrever, os interessados devem enviar três cartas de recomendação, súmula curricular, carta de motivação e proposta de pesquisa para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , com o título “Pós-Doutorado” no e-mail.

A outra vaga de pós-doutorado é para desenvolver projeto no Núcleo de Pesquisas em Ecologia, sob a supervisão da professora Marisa Domingos, com o objetivo de mapear o nível potencial de tolerância de espécies arbóreas em remanescentes urbanos de Mata Atlântica, incluídos na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo.

Exige-se doutorado em Botânica, Ecologia ou área similar, além de experiência anterior no desenvolvimento de estudos que envolvam aspectos químicos, fisiológicos e/ou bioquímicos de plantas submetidas a estresses em ambientes naturais perturbados, comprovada por meio de pelo menos dois artigos publicados como primeiro autor, preferencialmente em revista internacional.

O candidato deve se inscrever enviando para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. carta de motivação, súmula curricular e duas cartas de recomendação. O título do e-mail deve ser “Posdoutorado_Ecologia_Distúrbios”.

Mais informações sobre as vagas: www.fapesp.br/oportunidades/2244 e www.fapesp.br/oportunidades/2256.

As oportunidades estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais, que a partir de outubro passa a ser de R$ 7.373,10 com reajuste, e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílios diferentes e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em várias áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Portal Agência FAPESP