logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Sem ciência não há progresso e riqueza

Seg, 20 de Agosto de 2018 15:14

Uma sociedade é nada quando menospreza a ciência e o conhecimento, estando principalmente nas mãos dela inverter a situação

 

Em uma interessantíssima conversa mantida com o conhecido pesquisador e professor da USP de São Carlos, Vanderlei Bagnato, mais uma vez descortinei a “sede” que esse acadêmico, cientista e homem público nutre pelo bem-estar da sociedade e a ânsia que ele tem em ver o Brasil ir para frente, rumo à modernidade e desenvolvimento. É óbvio que nossa conversa se encaminhou para as áreas da educação e da ciência, que, para ele, ainda são tênues e cheias de carências, motivo pelo qual Vanderlei Bagnato sugeriu que suas reflexões pudessem, de alguma forma, ficar espelhadas no site do Instituto que ele dirige (Instituto de Física de São Carlos /USP): o que acabou por acontecer.

 

Contudo, não resisto a deixar perante os meus leitores a visão desse cientista são-carlense, cuja entrega, abnegação e entusiasmo pela educação, pelo conhecimento e pela ciência, se aglomeram no sonho de poderem ser disseminadas pela sociedade.

 

O melhor exemplo de como uma sociedade pode – e deve – reagir à frase grifada no início deste texto vem dos Estados Unidos, na década de 60 do século passado, quando as autoridades descobriram que tinham que fazer uma grande ação científica junto da sociedade americana, para que ela passasse a ter um capital técnico-científico elevado. Foi uma decisão não apenas com base para legitimar as ações do governo de então, mas principalmente para valorizar o quanto essas mesmas ações iriam desenvolver o próprio país daí em diante. Foi assim que os Estados Unidos começaram uma verdadeira ação massiva na implantação de museus, construção de laboratórios, criação de brinquedos educativos relacionados com ciência, enfim, valorizando a educação fora do ambiente formal da área científica, algo que até aí tinha sido desprezado.

 

Leia na íntegra: São Carlos Agora

 

Fonte: Jornal da Ciência, 17/08/2018

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa