O Brasil fora da Sociedade e da Economia do Conhecimento

Seg, 20 de Agosto de 2018 15:11

“Se o Palácio do Planalto continuar austero e insensível aos reclamos da comunidade acadêmica e científica, isso significará a paralisação das nossas pesquisas científicas, impondo-nos um considerável atraso até em relação aos demais integrantes do Mercosul”, alerta Zacarias Gama, professor da UERJ/EDU, em artigo para o Justificando

Segundo a Unesco, a educação superior e a pesquisa científica são estratégicas para a construção da Sociedade do Conhecimento, criticamente importantes para a mudança e a inovação. A pesquisa é vital para a produção de novos conhecimentos e sustentabilidade do desenvolvimento econômico e social.

A Sociedade do Conhecimento e Economia do Conhecimento, como vêm sendo denominadas, foram objeto de discussões em um grande seminário internacional promovido pela Unesco, com o apoio do Sesi, em Brasília no ano de 2005, com a participação de cientistas e acadêmicos de diferentes regiões do Planeta. Todas as discussões expressaram o forte apelo em favor do comprometimento das universidades com as exigências de uma economia “movida pelo conhecimento”, especialmente das universidades situadas nos países da periferia dos centros hegemônicos do capital. As contemporâneas relações entre ciência e tecnologia, conhecimento e indústria, conhecimento e informação, a importância do conhecimento na atividade econômica, o conhecimento como fator importante de produção, as companhias alicerçadas no conhecimento e os trabalhadores e profissionais do conhecimento, conforme os principais debatedores, são sinais de uma nova era “movida pelo conhecimento”, na qual as universidades e os países em que se situam precisam estar atentos, como condição de se desenvolverem de forma autossustentada.

Leia na íntegra: Justificando

Fonte: Jornal da Ciência, 17/08/2018