O desmonte da ciência e da pesquisa no Brasil

Seg, 20 de Agosto de 2018 15:10

Sem ciência e produção tecnológica autônoma, o que nos impõe o capital internacional é sermos mero mercado consumidor das suas mercadorias. Artigo de Lafaiete Neves, professor aposentado da UFPR, ex-presidente da APUFPR e ex-diretor do Andes/SN, para o jornal Gazeta do Povo

As universidades públicas brasileiras e o sistema nacional de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado estão diante do maior ataque da sua história pelo governo Temer, que, aplicando o congelamento de investimentos por 20 anos, pode deixar milhares de professores e estudantes no Brasil e no exterior sem bolsas de estudos, desmontando assim a pesquisa básica e aplicada e destruindo a ciência brasileira.

O sistema atual de pós-graduação deu um salto extraordinário em meados da década de 1980, no governo Sarney. Em 1987 eclodiu a maior greve até então realizada nas instituições federais de ensino superior (Ifes), que durou 45 dias. Como resultado desse conflito, os professores conquistaram o atual plano de carreira docente baseado no mérito acadêmico, que exigia o título de mestre para ingressar na carreira como professor assistente e o de doutor para professor adjunto. Conseguiram a isonomia jurídica com o fim das fundações, transformadas todas em autarquias, acabando, assim, com o regime celetista. Para viabilizar o plano de carreira docente era necessário obter a titulação e raras universidades públicas fora do eixo Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul tinham cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).Tal situação inviabilizaria as conquistas do movimento docente naquela greve.

Leia na íntegra: Gazeta do Povo

Fonte: Jornal da Ciência, 17/08/2018