logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Programa Centelha tem portaria assinada durante reunião da MEI

Seg, 20 de Agosto de 2018 11:01

Portaria assinada pelo ministro Gilberto Kassab quer disseminar a cultura do empreendedorismo nas instituições de pesquisa e estimular a criação de empresas de base tecnológica
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, participou nesta sexta-feira (10), em São Paulo, da reunião de líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). Durante o encontro, o ministro sugeriu que o Congresso Nacional elabore um projeto para evitar o contingenciamento de recursos dos fundos ligados à pesquisa e inovação. “Corremos o risco de perder os avanços em pesquisa e desenvolvimento com contingenciamentos dos recursos”, afirmou.

 

Kassab também assinou portaria que regulamenta o Centelha – Programa Nacional de Apoio a Empreendimentos Inovadores. A portaria deverá ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.

 

“Com o programa, se demonstra a possiblidade de fazer com que o conhecimento gerado nas instituições de ensino e pesquisa se transforme em empreendimentos inovadores”, disse Kassab.

 

O programa Centelha será executado pelo MCTIC em parceria com a Finep, o CNPq e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). O objetivo é estimular a geração de empresas de base tecnológica em todo o país a partir da disseminação da cultura do empreendedorismo inovador nas Instituições de Ciência e Tecnologia.

 

Segundo o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, Maximiliano Martinhão, apesar de existirem algumas iniciativas exitosas nos estados, o Brasil carecia de um programa nacional que apoiasse os empreendimentos de base tecnológica em estágios muito iniciais e que envolvem elevado risco tecnológico e mercadológico.

 

A previsão é que a primeira fase do Centelha conte com a participação de 28 empresas de 15 estados e receba 15 mil ideias inovadoras. Dez mil novos empreendedores devem ser capacitados, e 400 empreendimentos inovadores devem ser criados em todo o país.

 

Internet para Todos

 

Durante a reunião do MEI, o ministro Gilberto Kassab também destacou a importância do programa Internet para Todos para o desenvolvimento do país. “Da indústria ao agronegócio, sem falar nas áreas sociais, como saúde e educação, serão beneficiadas com o programa que levará internet com conexão em alta velocidade para todos os cantos do Brasil”, completou.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 13/08/2018, com informações Ascom – MCTIC

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa