Propostas para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia podem ser submetidas até o dia 10 de setembro

Seg, 20 de Agosto de 2018 08:44

O edital do Programa de Popularização das Ciências (POPCIÊNCIAS) convoca os professores e pesquisadores em atuação na Bahia a submeterem, até o dia 10 de setembro, propostas que preveem a execução de eventos durante a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a ser realizada entre os dias 15 e 21 de outubro

A partir do tema Ciência para a redução das desigualdades, o edital do Programa de Popularização das Ciências (POPCIÊNCIAS) convoca os professores e pesquisadores em atuação na Bahia a submeterem, até o dia 10 de setembro, propostas que preveem a execução de eventos durante a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada entre os dias 15 e 21 de outubro de 2018.

A iniciativa visa democratizar o acesso a temas científicos, a partir da articulação de ações voltadas para públicos heterogêneos. Incentivando o diálogo na ciência, o edital promove a difusão do conhecimento acadêmico para além das universidades. Segundo o calendário, até o dia 10 de setembro de 2018, os proponentes deverão concluir o preenchimento do formulário online no Portal FAPESB (www.fapesb.ba.gov.br). Já as propostas, devem ser postadas em 11 de setembro de 2018. Os resultados serão divulgados até o dia 21 de setembro de 2018.

Os projetos serão enquadrados em duas categorias: 1ª) eventos de POPCIÊNCIAS com proponente vinculado à Instituição de Ensino Superior e/ou Pesquisa (IES) ou Científico Tecnológica (ICT), numa parceria obrigatória com pelo menos uma escola pública das redes municipal ou estadual, com teto de R$ 20.000 (vinte mil reais); 2ª) projeto com proponente vinculado a escolas públicas municipais ou estaduais, com valor máximo de R$ 5.000 (cinco mil reais). As submissões serão avaliadas, separadamente, por faixa.

Nas propostas para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, os códigos da ciência e tecnologia devem ser apresentados de modo acessível e atraente, priorizando o uso de recursos didáticos e lúdicos, a exemplo de protótipos, jogos, metáforas, revistas em quadrinhos, literatura de cordel, dentre outras ações. Os eventos poderão ocorrer em espaços formais ou públicos, sejam praças ou ruas.

Através do apoio financeiro, a realização de ações e atividades visam debater o papel da ciência na redução das desigualdades. Além disso, o edital atua na disseminação da presença da ciência e tecnologia na vida cotidiana, chamando atenção para detalhes que passam despercebidos pelos cidadãos.

Confira aqui o edital completo e, neste link, a errata.

Fonte: Jornal da Ciência, 13/08/2018, com informações Fapesb