logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Cortes do governo podem causar 'apagão científico' em 2019

Seg, 20 de Agosto de 2018 08:38

Capes tem bolsas ameaçadas, CNPq terá projetos limitados e Finep não cumprirá compromissos. Em reportagem da Folha de S. Paulo, o presidente da SBPC, Ildeu Moreira ressalta o papel da Finep na infraestrutura em universidades, apoio às empresas tecnológicas e a laboratórios. “Não adianta ter bolsa se o laboratório está parado”, afirmou. “O CNPq tem recursos de sobrevivência basicamente”

 

Segundo a agência, as bolsas concedidas não estão ameaçadas para o ano de 2019, mas os cortes devem afetar o sistema brasileiro de pesquisa.

 

“A história comprova isso: nações que se desenvolveram efetivamente, que deram salto em busca de se tornarem mais prósperas e justas, valeram-se intensamente dos benefícios proporcionados pela pesquisa científica”, diz a carta.

 

A entidade afirma que o investimento atual em ciência no país chega a 1,2% do PIB (Produto Interno Bruto) e apela para que esse valor seja aumentado para, no mínimo, 2%.

 

Leia na íntegra: Folha de S. Paulo

 

O Grupo Folha não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 13/08/2018

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa