Casarão restaurado no Rio de Janeiro vira centro de inovação e empreendedorismo

Seg, 20 de Agosto de 2018 08:36

Uma mansão centenária de Botafogo foi reformada e transformada em base para explorar as profissões do futuro. Abriu ao público nesta sexta-feira (3) a Casa Firjan, iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.

No terreno de 10 mil metros quadrados da esquina das ruas São Clemente e Guilhermina Guinle, perto do Colégio Santo Inácio, também foi erguido prédio moderno com auditório e salas. A entrada no centro é gratuita até o fim do mês.

Estudos apontam que 65% das crianças que entram hoje na Educação Básica terão, no futuro, profissões que ainda não existem; e 30% das ocupações atuais não existiam há dez anos. Estes serão alguns dos temas de palestras e laboratórios. Fabricação digital, design de produto, branding, design thinking e gamificação estão entre os 30 novos cursos que integram o catálogo da Casa Firjan. Serão oferecidas, a partir de setembro, 1.200 vagas em cursos de curta duração, sendo 250 bolsas de estudos, para alunos de baixa renda por meio de editais.

Cultura

O espaço vai oferecer ainda exposições culturais, cinema ao ar livre, shows e agenda de visitas guiadas. Na estreia, a mostra “Transformação” tem painéis digitais, objetos, esculturas e atividades interativas, num passeio pela história dos principais industriais do país até os dias de hoje.

Serviço

- Horário de funcionamento: visitação à Casa, incluindo a exposição “Transformação”: de terça a sexta-feira, das 10h às 20h; sábados, das 10h às 17h; fechado domingo e segunda.
- Endereço: Rua Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo
- Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (Estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores e moradores de Botafogo). Entrada gratuita durante todo o mês de agosto e todas as terças-feiras do ano
- Visitas guiadas gratuitas a partir de inscrição.

Fonte: Portal ANPEI, com informações G1