Relação entre empresa e universidade no Brasil é tão intensa quanto nos EUA, mostra estudo

Seg, 20 de Agosto de 2018 08:35

Ao contrário do senso comum, USP e Unicamp cultivam um relacionamento com empresas tão intenso quanto instituições americanas estreladas como MIT e Berkeley

É comum ouvir em debates sobre a relação entre empresas e universidades que o Brasil deveria “fazer igual aos Estados Unidos” e aceitar mais “dinheiro privado”, para financiar pesquisas. O argumento parte do princípio que universidades brasileiras estariam perdendo a oportunidade de inovar simplesmente por não serem capazes de atrair investimento corporativo. Interessado nesta discussão, o pesquisador e diretor-científico da Fapesp Carlos Brito comparou os recursos recebidos por universidades americanas com as duas instituições brasileiras de ensino superior consideradas as melhores do país em diversos rankings.

Os resultados, baseados em dados de 2000 a 2016, mostram que USP e Unicamp cultivam um relacionamento com empresas tão intenso — em termos de investimento e coautoria de pesquisas — quanto instituições americanas estreladas, entre elas MIT(Massachusetts Institute of Technology), Universidade da Califórnia (UC Davis) e Berkeley. “Várias pessoas ficam em uma discussão, muitas vezes até ideológica, de que a relação entre empresa e universidade no Brasil é fraca. Mas toda a vez que alguém vai medir descobre que não é”, diz o pesquisador, ressaltando que se refere às melhores universidades do país.

Veja o texto na íntegra: Época Negócios.com

Fonte: Jornal da Ciência, 09/08/2018