Horizonte 2020 tem novas oportunidades para pesquisadores brasileiros

Seg, 13 de Agosto de 2018 17:33

O Horizonte 2020, maior programa europeu de apoio à pesquisa e à inovação, tem novas oportunidades de apoio a pesquisas colaborativas entre cientistas europeus e brasileiros.

No âmbito da cooperação com a FAPESP, as oportunidades estão abertas a pesquisadores sediados no Estado de São Paulo.

A chamada “Integrating activities for Advanced Communities” (INFRAIA-01-2018-2019-b) tem orçamento de € 110 milhões e selecionará até 11 projetos de pesquisas colaborativas.

O objetivo é apoiar o desenvolvimento de atividades integradas em “comunidades avançadas”, ou seja, comunidades científicas cujas infraestruturas de pesquisa mostrem avançado grau de coordenação e de formação de redes.

A oportunidade está aberta a projetos em diversas áreas, como Medicina e Ciências Biológicas, Energia, Meio Ambiente e Ciências da Terra, Matemática, Tecnologia da Informação e Comunicação, Ciências de Materiais e Ciências Sociais.

A chamada está publicada em: https://ec.europa.eu/research/participants/portal/desktop/en/opportunities/h2020/topics/infraia-01-2018-2019.html.

A segunda chamada, "Policy and international cooperation measures for research infrastructures” (INFRASUPP-01-2018-2019-d), está voltada ao apoio da colaboração em pesquisa com regiões consideradas parceiras estratégicas da União Europeia em pesquisa e inovação.

A oportunidade não está voltada a apoiar projetos de pesquisa básica ou aplicada, mas atividades como networking, políticas, diálogos estratégicos, estudos e iniciativas de disseminação e de comunicação.

O orçamento da chamada é de € 1,5 milhão e uma proposta será selecionada.

A chamada está publicada em: https://ec.europa.eu/research/participants/portal/desktop/en/opportunities/h2020/topics/infrasupp-01-2018-2019.html.

Propostas para as duas chamadas serão recebidas de 14 de novembro de 2018 a 20 de março de 2019.

Instruções gerais para pesquisadores do Estado de São Paulo na cooperação FAPESP e Horizonte 2020 estão disponíveis em: www.fapesp.br/9440.

Mais oportunidades do H2020: https://ec.europa.eu/research/participants/portal/desktop/en/opportunities/index.html.

Fonte: Portal Agência FAPESP