IGs e marcas coletivas são temas de debate internacional

Sex, 10 de Agosto de 2018 11:45

O presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, participou da abertura do III Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, 9 de agosto, em Belo Horizonte. O evento vai até o dia 11 e tem entre os realizadores o INPI, o Sebrae, a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o Instituto de Propriedade Industrial da França, além do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Na ocasião, foram entregues os certificados de registro de IG para a Associação dos Produtores de Cacau do Sul da Bahia, relativo ao cacau da região, e para a Cooperativa Mista Agropecuária Witmarsum, relativo ao queijo da Colônia Witmarsum.

O presidente do INPI destacou a importância social das indicações e marcas coletivas.

- Um dos elementos mais importantes das Indicações Geográficas é o território, é a cultura desenvolvida ali, o conhecimento acumulado. Por isso, não adianta apenas um único produtor, é preciso articular a comunidade em torno da sua própria cultura e conhecimento, e para isso o Sebrae tem sido fundamental.

Gilles Pecassou, ministro-conselheiro da Embaixada da França no Brasil, destacou a forte presença francesa no evento. Ele ressaltou que o país tem mais de 700 produtos registrados com indicação de origem. Segundo Gilles, as políticas públicas da França têm como principais características o fortalecimento das comunidades, a proteção do meio ambiente e o aperfeiçoamento dos produtos.

No dia 9, o painel “Estratégia integrada de Marca Coletiva e Indicação Geográfica” foi moderado por Pablo Ferreira Regalado, do INPI.

Já a mesa redonda “Marco Legal de Indicação Geográfica” foi coordenada por Raul Bittencourt Pedreira, também do Instituto, no dia 10.

O evento debateu a criação de um selo brasileiro para produtos de Indicação Geográfica, a exemplo do que faz a Europa. A programação incluiu ainda temas como identidade e propósito baseados na origem; estratégias de valorização de produtos a partir da origem e da qualidade; desenvolvimento territorial; rastreabilidade de IGs e marcas coletivas; e estratégias de diferenciação no mercado.

Como parte do evento, estão rodadas de negócios, feira de produtos aberta ao público e o lançamento do Catálogo Digital de Indicações Geográficas Brasileiras.

Fonte: Portal INPI, com informações da Agência Sebrae de Notícias