logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Brasil e Portugal discutem cooperação em novas indústrias para o espaço

Qua, 08 de Agosto de 2018 09:58

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), localizado em São José dos Campos (SP), foi sede na terça-feira (31) do encontro entre o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor. No encontro, Manuel Heitor apresentou proposta de cooperação bilateral na área de novas indústrias para o espaço (New Space) e a utilização de portos de lançamento de satélite na Ilha Santa Maria, em Portugal, e em Alcântara, no Brasil.

 

“Temos que debater a proposta na esfera política e técnica, sem interferências externas para que a parceria seja duradoura e profícua”, disse o ministro brasileiro.

 

A proposta de Manuel Heitor prevê sistemas e tecnologias de duplo-uso envolvendo forças militares e instituições públicas e privadas; eventual instalação de um porto espacial de nova geração na Ilha Santa Maria, localizada nos Açores; projeto conjunto de microlançadores e de microssatélites; e desenvolvimento de sistemas de observação da Terra, com dinamização de novos mercados e serviços públicos e privados, incluindo defesa e segurança.

 

Sobre a instalação conjunta de Porto Espacial na Ilha Santa Maria, Portugal sugere cooperação com o Brasil por meio de complementaridade com a Base Espacial de Alcântara.

 

“Nas últimas duas semanas mudou o contexto internacional sobre o assunto. Com isso, nos estimularam a criar opções para participar desse mercado que é de futuro, e as exigências aumentaram para a concretização da eventual instalação de um Porto Espacial nos Açores, bem como a criação de uma indústria de micro lançadores e minissatélites em Portugal e na Europa”, explicou o ministro de Portugal.

 

O diretor do Inpe, Ricardo Galvão, viu uma grande oportunidade para o instituto expandir seus trabalhos para países da Europa, em especial, Portugal. Segundo ele, o Inpe pode oferecer apoio técnico para as empresas que se interessarem em encampar as propostas do governo português.

 

Fonte: Portal Agência ABIPTI, com informações MCTIC

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa