logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Cientistas querem Brasil reconhecido como país inovador na área da saúde

Ter, 07 de Agosto de 2018 10:07

A ideia é questionar a divisão de países entre industrializados, em desenvolvimento e subdesenvolvidos. Segundo o documento, o conceito de IDCs (do inglês Innovative Developing Countries), designado aos que detêm programas científicos de impacto, seria uma alternativa mais adequada à segmentação usual

 

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), deram início a uma cruzada para que nações em crescimento, mas com alta capacidade de inovação na saúde, incluindo o Brasil, sejam reconhecidas entre os “Países em Desenvolvimento Inovadores”. O índice surgiu de movimento iniciado em 2005, quando grupo de aproximadamente 20 pesquisadores – sanitaristas, pesquisadores e representantes de revistas científicas – participavam de encontro no Centro de Estudos e Conferências da Fundação Rockefeller, em Bellagio, Itália, para discutir apoio à pesquisa.

 

A classificação, defendem esses especialistas, fortalece os programas de pesquisa desses países e permite a continuidade dos projetos, com garantias nos repasses de investimentos. Os efeitos são infraestrutura sólida na área de saúde e manutenção de redes de colaboração, a fim de obter respostas rápidas e efetivas nos casos de crise.

 

Leia na íntegra: Valor

 

Fonte: Jornal da Ciência, 06/08/2018

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa