logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Corte no orçamento pode afetar uma das principais agências de incentivo à pesquisa no País

Seg, 06 de Agosto de 2018 17:28

“A Capes é um patrimônio importante da ciência e da educação brasileira. Ela não pode ser atingida dessa maneira, porque vai comprometer fortemente a pós-graduação e a educação do País“, afirma o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, em reportagem no telejornal Bom Dia Brasil, da TV Globo

 

O corte no orçamento federal pode atingir de cheio uma das principais agências de incentivo a pesquisa no País, a Capes, ligada ao Ministério da Educação, que já avisou que, se nada for feito, mais de 400 mil pessoas vão ser afetadas. Parte delas são pesquisadores que vão ficar sem receber as bolsas, afirma Ana Paula Araújo no telejornal Bom Dia Brasil, da TV Globo, nesta sexta-feira (03).

 

Segundo Giuliana Morrone é uma ameaça ao País, porque pesquisadores, cientistas, alunos de doutorado e pós-doutorado seriam atingidos. E a consequência é a interrupção de pesquisas e trabalhos científicos abandonados. O aviso foi feito pela Capes por meio de uma carta ao Ministério da Educação.

 

O Conselho Superior da Capes enviou nessa quarta-feira, 1º de agosto, uma carta ao ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, alertando sobre as consequências para a instituição caso o artigo 22 da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2019 (LDO), que garante a manutenção dos valores de 2018 ajustados pela inflação como piso orçamentário para o próximo ano, não seja cumprido. Segundo a carta, foi repassado à Capes um teto limitando seu orçamento para 2019, que representa um corte significativo em relação ao próprio orçamento de 2018, fixando um patamar muito inferior ao estabelecido pela LDO. De acordo com a matéria, o orçamento da Capes encolheu quase R$ 2 bilhões nos últimos dois anos.

 

“A Capes é um patrimônio importante da ciência e da educação brasileira. Ela não pode ser atingida dessa maneira, porque vai comprometer fortemente a pós-graduação e a educação do País”, afirma o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira.

 

Veja aqui a matéria completa.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 03/08/2018

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa