Agência de Inovação da UFSCar profere palestra em evento nacional de Biotecnologia

Escrito por Tatiane Liberato
Seg, 06 de Agosto de 2018 16:49

Na última quarta-feira (1), a Agência de Inovação da UFSCar proferiu a palestra “Passos de uma patente: da pesquisa ao licenciamento” durante o Núcleo’18 - IV Encontro Nacional de Estudantes de Biotecnologia. O evento aconteceu no Teatro Florestan Fernandes no campus São Carlos entre os dias 26 de julho e 1 de agosto e foi realizado pelos alunos da biotecnologia da UFSCar, com o apoio e organização da UNESP – campi de Araraquara e Botucatu. A palestra da Agência de Inovação foi apresentada pela coordenadora de Proteção à Propriedade Intelectual, Patricia Villar Martins.

Na ocasião, Martins apresentou os principais aspectos e requisitos de Proteção à Propriedade Intelectual, as modalidades utilizadas por pesquisadores da UFSCar – como a patente de invenção, modelo de utilidade, desenho industrial, marca, cultivar e programa de computador – além de questões mais amplas como busca de anterioridade, territorialidade, redação de patentes, garantias, prazos, legislações e transferência de tecnologias.

A coordenadora também apresentou a atuação da Agência de Inovação e alguns casos de sucesso da universidade como a tecnologia patenteada recentemente para o diagnóstico do Alzheimer e a cultivares licenciadas. Ao final da palestra, Martins tirou todas as dúvidas dos participantes.

Além da participação da Agência, a programação do evento contou com palestras, mesas-redondas, apresentação de pôsteres, minicursos teóricos/práticos e maratonas científicas e de empreendedorismo, além dos espaços: Biotech Makers e Biotech Future, recebendo estudantes da área de Biotecnologia de todo o Brasil.

IMG 9409 reduzida

Patricia Martins em palestra no Teatro Florestan Fernandes