Popularização e comunicação científicas são objetos de chamadas que somam R$ 7 milhões

Sex, 03 de Agosto de 2018 10:22

Uma das chamadas do CNPq visa apoiar a realização de Olimpíadas Científicas; a outra selecionará propostas de editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento. O prazo de submissão para as duas chamadas é dia 6 de setembro

Duas chamadas foram abertas no mês de julho, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para projetos de disseminação do conhecimento produzido pelas pesquisas brasileiras. As iniciativas contam com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologias, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, juntas, somam R$ 7 milhões de investimento.

Uma das chamadas visa apoiar a realização de Olimpíadas Científicas de âmbito nacional como instrumento de popularização da ciência e melhoria dos ensinos fundamental e médio, para identificar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguir carreiras técnico-científicas e docente. Estão disponíveis um total de R$ 3 milhões, com recursos do CNPq e MCTIC.

A outra selecionará propostas de editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País. Esse apoio representará um investimento total de R$ 4 milhões, oriundos do CNPq e da CAPES.

Para ambas as chamadas, o prazo de submissão é dia 6 de setembro de 2018.

Olimpíadas

A Chamada CNPq/MCTIC/MEC Nº 20/2018 – Olimpíadas Científicas 2018 prevê a realização, além de eventos nacionais, Olimpíadas Internacionais no Brasil, em sua fase final.

As Olimpíadas Científicas devem atender objetivos como o fortalecimento de habilidades dos professores, pesquisadores, técnicos e alunos de Ensino Fundamental e do Ensino Médio da Educação Básica; o estímulo aos jovens alunos da rede de ensino, para as carreiras ligadas às áreas científicas, tecnológicas e docente; o incentivo à aproximação entre escolas, instituições de ensino e pesquisa e a comunidade; o incremento do ensino da ciência na Educação Básica das escolas em todo o País; a promoção da troca de experiências entre os estudantes das escolas; e o estímulo ao uso do conhecimento científico como ferramenta empoderadora e de transformação social, buscando a diminuição das desigualdades sociais e da melhoria da qualidade de vida da população em geral.

As Olimpíadas Científicas propostas deverão ter caráter gratuito, sendo vedada a cobrança de qualquer taxa ou ingresso.

Veja a Chamada na íntegra: https://goo.gl/Gwv3Sq

Programa Editorial

Para a Chamada CNPq/Capes Nº 18/2018 – Programa Editorial, a submissão de propostas deve ser feita por doutor que seja, obrigatoriamente, editor-chefe do periódico e coordenador do projeto.

A proposta submetida deve referir-se a um periódico que seja mantido e editado por instituição, associação ou sociedade científica brasileira sem fins lucrativos, que apresente periodicidade de pelo menos dois fascículos por ano e seja disponibilizado obrigatoriamente sob o formato eletrônico. Não serão apoiadas revistas apenas em formato impresso.

O período deve ter sido, ainda, disponibilizado de forma regular nos dois anos imediatamente anteriores à data de submissão da proposta e estar, obrigatoriamente, indexado em pelos menos 2 (duas) bases de dados entre as nominadas a seguir: SciELO, SCOPUS, Web of Science (Todas as bases), PubMED e RedALyC.

Veja a Chamada na íntegra: https://goo.gl/aRYZss

Fonte: Jornal da Ciência, 01/08/2018, com informações CNPq