logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Especialistas alertam contra asfixia financeira da ciência; área é alvo de cortes

Qui, 02 de Agosto de 2018 09:31

O apoio estatal à pesquisa e à inovação foi um tema recorrente no último encontro anual da SBPC, encerrado no sábado em Maceió (AL)

 

Beijerinckia fluminensis está fazendo 60 anos em 2018. Ao mesmo tempo estranho e familiar, o nome descreve uma bactéria descoberta em 1958 por Johanna Döbereiner, cientista tcheca radicada no Brasil, morta em 2000. “Em seu laboratório, lá no interior do estado do Rio, ela teve uma ideia”, conta o presidente da ABC (Academia Brasileira de Ciências), Luiz Davidovich. A agrônoma começava ali uma pesquisa de mais de 20 anos sobre bactérias que fixam nitrogênio em solos agrícolas. “[Nascida] no seu laboratoriozinho, não sei quanto custou, uma quantia talvez reduzida de recursos, essa ideia está economizando para o Brasil, anualmente, US$ 13 bilhões, porque não temos que importar adubo nitrogenado”, afirma Davidovich, que costuma usar esta história para “desenhar” a importância da ciência para o desenvolvimento do País.

 

O apoio estatal à pesquisa e à inovação foi um tema recorrente no último encontro anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), encerrado no sábado em Maceió (AL). Uma mesa-redonda foi dedicada ao assunto, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab, foi confrontado na abertura do evento pelo físico Sérgio Mascarenhas, ex-presidente da SBPC. “Vossa Excelência falou que a inovação está crescendo no país, mas ela está sendo destruída por esse governo”, disse o cientista a Kassab, que não respondeu. O próprio ministro, porém, tem reconhecido o problema. “A conjuntura econômica é muito difícil. O orçamento de todas as pastas, é público, está extremamente reduzido, contingenciado”, disse Kassab em uma audiência na Câmara, em maio deste ano.

 

Veja o texto na íntegra: O Metro

 

Fonte: Jornal da Ciência, 31/07/2018

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa