Setor acadêmico sugere mais recursos à ciência e menos burocracia na análise de patentes

Seg, 30 de Julho de 2018 14:22

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações participou de encontro com o reitor da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopyan, diretores de institutos, professores e pesquisadores ligados à USP para discutir temas relacionados à ciência e inovação. Um dos destaques da reunião é a importante presença da Embrapii no incentivo ao desenvolvimento das pesquisas no país. “O país precisa da manutenção do nível de recursos e orçamentos maiores na área de ciência”, disse Agopyan.

A burocracia para as análises das patentes também foi discutida, especialmente os entraves nos resultados concretos das pesquisas. O reitor da USP chegou a afirmar que a agilidade na aprovação das patentes pode fazer com que o Brasil consiga se equipar a países mais desenvolvidos, isso porque as universidades são bastante produtivas e concentram a maioria dos pedidos de registros de patentes.

Fonte: Portal Agência ABIPTI, com informações MCTIC