logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Acordo UFMS e CNPq para bolsas de Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica em Inovação

Seg, 30 de Julho de 2018 10:50

Acordo foi assinado durante a 70ª Reunião Anual da SBPC

 

Durante a 70ª Reunião da SBPC, em Maceió (AL), a UFMS e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) assinaram um acordo de cooperação que envolve a contratação de pesquisadores visitantes estrangeiros e nacionais, e a oferta de Doutorado, Mestrado e Iniciação Tecnológica na área de Inovação Industrial. A proposta prevê um valor global de R$ 10,9 milhões.

 

A iniciativa é um projeto piloto do CNPq em parceria com a UFMS, até então executado somente com a UFABC (Universidade Federal do ABC), em São Paulo. “A importância desse projeto é crucial para o desenvolvimento do Brasil uma vez que vai usar a pós-graduação para o fortalecimento do setor empresarial e do setor privado, naquilo que representa geração de riqueza e desenvolvimento nacional”, afirma o presidente do Conselho do CNPq, Mario Neto Borges.

 

Segundo Borges, a proposta vai mostrar para a população que o conhecimento gerado nas universidades pode trazer melhorias concretas para a qualidade de vida e apontar soluções para os problemas brasileiros. “Não tem nação desenvolvida sem o investimento e a valorização em Ciência, Tecnologia e Inovação e nós podemos fazer isso em benefício do Brasil”, assegura.

 

Segundo o acordo assinado, “o programa UFMS-CNPq busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação na universidade e no Sistema Regional de Inovação em Mato Grosso do Sul, por meio do envolvimento de alunos de doutorado, mestrado e de graduação em projetos que aumentem a capacidade inovadora e a competitividade das empresas do estado e do país”.

 

Serão selecionados cinco projetos de pesquisa em inovação, cinco bolsistas de doutorado, dez de mestrado e vinte de iniciação tecnológica, para orientadores dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFMS. Além do CNPq e da UFMS, o programa vai envolver empresas públicas ou privadas, que desenvolvam atividades de Pesquisa, Desenvolvimento ou Inovação. O projeto será realizado até o ano de 2022.

 

O acordo foi celebrado durante sessão solene e assinado pelo presidente do Conselho do CNPq, Mario Neto Borges, e pelo reitor Marcelo Turine.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 28/07/2018, com informações UFMS

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa