Sociedade científica é vital para temas importantes do País

Sex, 27 de Julho de 2018 15:21

Renato Janine fala dos 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do encontro que vai até o dia 28

O colunista Renato Janine Ribeiro comenta sobre a importância da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). No último domingo (22), foi realizada a abertura da 70º Reunião Anual da entidade.

Janine comenta que, todos os anos, sempre há protestos, principalmente contra os Ministérios da Educação, e Ciência e Tecnologia, e que quando ele ocupava o cargo de ministro da Educação não foi diferente. “Neste ano, no entanto, as manifestações foram acentuadas por estarmos em um governo sem legitimidade e pelos imensos cortes nas verbas de educação e pesquisa”, explica.

O professor aponta o papel fundamental da SBPC na discussão de temas científicos nacionais e que eles são a voz política e social da comunidade científica brasileira. Ele lembra que a entidade geralmente toma posições relevantes quanto ao meio ambiente, saúde pública e, principalmente, educação e que, eventualmente, participa de campanhas políticas. “Em 1992, eles fizeram uma campanha contra o então presidente Fernando Collor de Mello. Isso custou caro para a SBPC, pois, naquele ano, o ministério da Ciência e Tecnologia cortou verbas da instituição.”

Para Janine, a reunião é muito importante para toda a comunidade científica e sugere aos ouvintes da Rádio USP que acompanhem o evento pelo site da SBPC. Segundo o colunista, há muito tempo a SBPC grava esses eventos e os disponibiliza de alguma maneira. Há vários cursos de iniciação, que são resumos de grandes avanços científicos, além de outras atividades e debates muito importantes. “Sobretudo os jovens deveriam se interessar pela SBPC e acompanhar on-line. E, quando puderem, ir para essas reuniões, pois elas serão um grande aprendizado”, finaliza.

A 70º Reunião da SBPC vai até 28 de julho, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Ouça o áudio na íntegra: Jornal da USP

Fonte: Jornal da Ciência, 26/07/2018