CNPq premia jovens cientistas durante a 70ª Reunião Anual da SBPC

Sex, 27 de Julho de 2018 09:40

Foram anunciados os ganhadores do 7º Prêmio de Fotografia – Ciência e Arte e do 15º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entregou nesta terça (24) o 7º Prêmio de Fotografia – Ciência e Arte e o 15º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. A cerimônia foi realizada durante a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió (AL).

Para o presidente do CNPq, Mário Neto Borges, as premiações estimulam nos jovens a paixão pela pesquisa, além de mostrar que é possível se dedicar às carreiras científicas no Brasil.

“Tenho um carinho especial por jovens cientistas, porque eles se dedicam a estudar ciência. Esses prêmios servem para motivar a juventude. São eles que vão mudar o Brasil, transformar nosso país em uma grande nação na economia, na sociedade, na ciência e na cultura. E serve também para mostrar para esses jovens que é possível, sim, seguir uma carreira científica no Brasil”, afirmou.

O 7º Prêmio de Fotografia – Ciência e Arte foi concedido ao biólogo Alexis de Sá Ribeiro do Bonfim de Melo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Desde 2011 a premiação busca fomentar a produção de imagens com a temática de ciência, tecnologia e inovação, além de contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia e ampliar o banco de imagens do CNPq.

Já o 15º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica foi concedido em seis categorias a bolsistas que desenvolveram projetos de excelência em suas universidades.

O ganhador em iniciação científica em Ciências Exatas, da Terra e Engenharias foi o estudante de engenharia da computação Iago Coelho Storch, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A farmacêutica Jennifer Thayanne Cavalcante de Araújo, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), venceu em Ciências da Vida. Já a estudante de administração Camila Maria de Oliveira, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), levou a premiação em Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

Na categoria iniciação tecnológica em Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, venceu a estudante de engenharia de produção Isabela Maria Monteiro Vieira, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Em iniciação tecnológica em Ciências da Vida, a ganhadora foi a acadêmica de fisioterapia Ana Jéssica dos Santos Sousa, da Universidade Federal do Ceará (UFCE). Já o prêmio em iniciação tecnológica em Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes ficou com a estudante de comunicação social Raíra Salomea Nascimento, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

A Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) levou o prêmio na categoria mérito institucional.

Fonte: Jornal da Ciência, 25/07/2018, com informações MCTIC