Parcerias ampliam programa de Doutorado Acadêmico para Inovação

Sex, 27 de Julho de 2018 09:22

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assinou, nesta terça-feira, parceria com duas universidades federais para expansão do programa Doutorado Acadêmico para o Inovação (DAI), durante programação na 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Maceió (AL). A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Federal do ABC (UFABC) oferecerão bolsas não só bolsas de doutorado, mas também de mestrado, com as mesmas características do DAI, de fomentar a cooperação das ICTs com empresas por meio do envolvimento de alunos de doutorado em projetos de interesse do setor empresarial.

A UFABC foi pioneira nessa iniciativa, implantando o DAI como projeto piloto há quatro anos. Atualmente, está em aberto uma chamada para selecionar propostas de implantação do projeto. O Mestrado Acadêmico Para Inovação (MAI) é uma iniciativa da UFABC, como proposta de desdobramento do DAI. No acordo assinado, serão utilizadas 7 bolsas das cotas já utilizadas pela UFABC, no novo programa.

Para a UFMS, o acordo é o desdobramento do protocolo de intenções assinado no ano passado e prevê o apoio do CNPq no financiamento de 35 bolsas, sendo 5 de doutorado, 10 de mestrado e 20 de iniciação tecnológica em programas de doutorado e mestrado em inovação na indústria e de iniciação tecnológica e industrial. A UFMS, em contrapartida, irá contratar pesquisadores visitantes nacionais e internacionais para atuarem nos programas de pós-graduação da universidade, principalmente naqueles beneficiados pelos programas de doutorado e mestrado em inovação.

A assinatura dos acordos foi feita durante a palestra "Inovação - parceria Universidade e Empresa", na reunião da SBPC, em que o vice-reitor da UFABC, Dacio Roberto Matheus, e a ex-bolsista Kelly Cristina de Lira, primeira a defender uma tese do programa, falaram da experiência bem-sucedida do programa.

Fonte: Portal CNPq