Cientistas empreendedores realizam 1º Encontro Nacional durante a 70ª Reunião Anual da SBPC

Qui, 26 de Julho de 2018 11:19

A palestra magna será proferida pelo cientista empreendedor e presidente de honra da SBPC, Sérgio Mascarenhas, nesta quarta-feira, 25 de junho

O campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, recebe no dia 25 de julho de 2018 o EmergeBr – 1º Encontro Nacional de Cientistas Empreendedoras (emerge.org.br/maceio2018).

Realizado durante a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – maior evento científico do Hemisfério Sul -, o EmergeBr – 1º Encontro Nacional de Cientistas Empreendedoras reunirá pesquisadores, empreendedores, inovadores, investidores e representantes de universidades, do governo e de empresas.

A palestra magna será proferida pelo cientista empreendedor Prof. Sérgio Mascarenhas, que neste ano comemora 90 anos. Após ser diagnosticado com hidrocefalia de pressão normal, uma doença que atinge o cérebro, o pesquisador inventou um aparelho não invasivo para medir pressão intracraniana (PIC) e a partir dessa tecnologia criou a empresa Braincare Health Technology.

Físico-químico pela UFRJ, Sérgio Mascarenhas é professor titular aposentado da USP e professor visitante das Universidades de Princeton, Harvard, MIT, entre outras. Fundador da EMBRAPA Instrumentação, do IFSC/USP, cooperou na fundação da UFSCar e do primeiro curso de Engenharia de Materiais do Brasil. É membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Presidente de Honra da SBPC e recebeu diversos prêmios e condecorações, incluindo a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Pesquisadores (as) e empreendedores (as) desenvolvendo algum projeto de base científica e tecnológica podem se inscrever para fazer um pitch. Os selecionados terão a oportunidade de fazer uma apresentação de 5 minutos e mostrar o seu projeto para a audiência presente no encontro nacional. A programação também contará com um painel de abertura com a presença da Profª Helena Nader, Presidente de Honra da SBPC, e Marcelo Sousa, fundador e cientista-chefe da Bright Photomedicine, que debaterão o tema “Da bancada para o mercado”.

O EmergeBr 2018 tem como proposta criar um marco para a jovem e emergente comunidade de cientistas empreendedores no Brasil. A programação é aberta a toda a comunidade e as inscrições são gratuitas através do site do evento.–

Evento: EmergeBr – 1º Encontro Nacional de Cientistas Empreendedores

Data: 25 de julho de 2018, quarta-feira

Horário: 9h às 19h